terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O «cromo do dia» - Acácio Mesquita

Do famoso trio "diabos do meio-dia", era o único que ainda não tinhamos recordado. Acácio Mesquita nasceu a 18 de Julho de 1909. Mesquita foi um avançado que se destacou no FC Porto de final dos anos 20 e de toda a década de 30, tendo sido campeão nacional, primeiro com Joseph Szabo e mais tarde com Mihaly Siska. Ao lado de Pinga e de Valdemar Mota, formou um famoso trio que encantou o nosso futebol quando a modalidade dava os primeiros passos em Portugal. Acácio Mesquita era um atleta fantástico!
Nessa altura, eram vários os futebolistas que se destacavam noutras modalidades. Acácio Mesquita, além de se destacar, também coleccionava títulos e recordes, tendo sido recordista nacional do triplo salto, 110m barreiras e 4x100m. Além do futebol, também se envolveu noutra modalidade colectiva, o basquetebol.
Apesar das informações na internet, sobre este antigo avançado do FC Porto, serem muito escassas, é possível concluir que se tratou de um atleta notável. Pinga, na véspera da sua despedida como jogador de futebol confirmou-o: "Nós os três,... aquilo é que era jogar,... que desculpem a vaidade, mas parece-me que nunca mais se arranjam três rapazes da bola tão intimamente ligados a acertar na borracha. Se até nós, às vezes, nem sabíamos como aquilo era!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Acácio Mesquita foi, também, dirigente do Clube na área do futebol... claro.

Chefiou a digressão a África, no fim dos anos 40, tão bem lembrada nas últimas edições dos «Dragões» por Luis César inspirado no Livro «A Caravana da Saudade», da autoria de Delfim... Pinto da Costa.

Não, não era familiar do «nosso» presidente. Até pela sensibilidade demonstrada para a estória... que este não tem.

Acácio Mesquita, naquela qualidade mediou (director) a «aquisição» de Hernâni (do Águeda) para o FC Porto


Um abraço