O FC Porto é o 2º clube europeu com mais Botas d'Ouro conquistadas. O FC Porto venceu o troféu por três vezes, através de Fernando Gomes (2) e Mário Jardel (1). Actualmente, só o Dinamo de Bucareste supera o FC Porto. Os romenos venceram o troféu em 4 ocasiões (Dudu Georgescu por 2 vezes, Rodion Camataru e Dorin Mateut, por 1 vez).
A Bota de Ouro é um prémio instituído pela UEFA, órgão máximo da gestão do futebol europeu, para galardoar o melhor marcador dos campeonatos dos países membros. Um título que começou a ser atribuído a partir da época de 1967/68.
Fernando Gomes venceu pela primeira vez a Bota d'Ouro na época 1982/83, quando marcou 36 golos. Na época seguinte, o ponta-de-lança do Liverpool, Ian Rush, impediu que Gomes voltasse a ser o melhor marcador da Europa, ao apontar 32 golos com a camisola dos reds. Mas em 1984/85, Gomes voltaria a vencer o troféu, marcando 39 golos e superando o seu melhor registo até então. O próprio Marco Van Basten não conseguiu superar esta marca, quando marcou 37 golos em 1986/87.
O FC Porto voltaria a ter o melhor goleador da Europa na época 1998/99, quando Mário Jardel venceu o troféu depois de marcar 36 golos. Apesar dos excelentes registos de Gomes e Jardel, o recorde de golos numa só temporada continua a pertencer a Gerd Muller (Bayern de Munique), que na época 1969/70 marcou 48 golos!
Eusébio, Gerd Muller, Dudu Georgescu, Fernando Gomes, Mário Jardel e Ally McCoist foram os únicos a vencer o troféu por duas vezes.
Sem comentários:
Enviar um comentário