Hoje recuamos 33 anos, com uma crónica do jornal 'Record' relativa a um Olhanense - FC Porto, época 1974/75. O jogo foi disputado no pelado do Olhanense, no velhinho Estádio Padinha, tendo o FC Porto vencido os algarvios por 2-1. Nessa altura, o FC Porto tentava manter-se na luta pelo título, enquanto que o Olhanense tentava fugir aos últimos lugares da tabela. O FC Porto apresentou-se no Estádio Padinha em 4-4-2 losângulo, com Cubillas no apoio aos dois avançados, Lemos e Gomes. Acabariam por ser os dois avançados, ainda durante a primeira parte, a garantir a vitória do FC Porto, tendo depois Renato reduzido para o Olhanense.
O jogo frente ao FC Porto também marcou a despedida de Manuel Oliveira do comando técnico do Olhanense. Apesar da rescisão do contrato já ter sido estabelecida na semana anterior ao jogo, o treinador do Olhanense ainda orientou a equipa frente ao FC Porto. "Fui eu que quis sair, quando me apercebi que poderia estar em causa o futuro da equipa", comentou Manuel Oliveira no final.
Nessa época, o FC Porto foi segundo classificado, a 5 pontos do Benfica, enquanto que o Olhanense não evitou a descida de divisão, tendo sido penúltimo.
Aqui ficam os «onzes» dessa partida:
Olhanense: Arnaldo; Alexandrino, Fernando, Guaraci e João Poeira; Lo Bello, Jesus, Rui Lopes e Ademir; Renato e Rocha;
FC Porto: Tibi; Murça, Rolando, Gabriel e Simões; Vieira Nunes, Marco Aurélio, Ailton e Cubillas; Lemos e Gomes;
Golos: Lemos aos 4', Gomes aos 16' e Renato aos 31'.
1 comentário:
Duas curiosidades:
No Olhanense «vê-se» que jogaram o Ademir (que se celebrisou no FC Porto, sobretudo naquele golo - 1-1
- ao Benfica que «deu o título de 1977/78) e o JESUS, actual técnico do Belenenses.
Só curiosidade.
Enviar um comentário