sábado, 29 de março de 2008

«Curiosidades FCP» - O vencedor da 27ª corrida Porto - Lisboa

Hoje recordamos o vencedor da 27ª corrida Porto-Lisboa. Foi um dos melhores corredores de sempre do ciclismo português e do FC Porto: Sousa Santos (na foto). Só não foi um verdadeiro campeão porque lhe faltou vencer a Volta a Portugal (foi 2º classificado em 1952 e em 1957). Apesar do seu currículo apresentar essa lacuna, Sousa Santos coleccionou vários primeiros lugares em provas tão prestigiantes como a Volta a Portugal. Recuperamos uma dessas conquistas, a 27ª corrida Porto-Lisboa, que o ciclista do FC Porto venceu em tempo recorde. Os 42 corredores, que participaram na prova, iniciaram o percurso na Praça da Batalha, com a chegada a Lisboa a ser feita em pleno Estádio de Alvalade, onde a Federação Portuguesa de Ciclismo organizou um festival, que antecedeu a chegada dos ciclistas. Participaram na corrida as equipas do Sporting, do Sangalhos, do FC Porto, do Benfica, do Académico, do Águias de Alpiarça e do Salgueiros.
Além de Sousa Santos, também representaram o FC Porto na prova: Luciano de Sá, Artur Coelho, Emídio Pinto, Agostinho Brás, Carlos de Carvalho, Onofre Tavares, Carlos Pinheiro e Alberto Moreira «Coppi» (que não compareceu à chamada!). Sousa Santos não só venceu a corrida como estabeleceu um novo recorde, numa prova com muita tradição no nosso país e que naquele tempo condicionava a preparação dos ciclistas para uma nova época. No final da corrida, o ciclista do FC Porto mostrou-se eufórico com aquela conquista: "Estou muito satisfeito por ter ganho esta importante corrida e mais satisfeito por ter batido o «record» da prova. Ofereço esta vitória à nova direcção do meu clube, aos adeptos do FC Porto e ao meu director técnico, Aniçeto Bruno."

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Adoro ciclismo e assisti a várias provas no antigo estádio das Antas incluindo uma chegada da volta a Portugal; contra-relógio Guimarães-Porto, com Cosme de Oliveira a conquistar a camisola amarela.Foi no ano em que um holandês, creio que Houbrestch( não sei se é assim que se escreve)veio a ganhar a volta.
Agora o ciclismo perdeu credibilidade e não sabemos se quem ganha é porque é melhor ou se é porque está melhor medicado.

Anónimo disse...

o blog esta muito bom, mas priciso de uma ou mais fotos de Artur Coelho Ciclista, envia-me por favor; antonioviz@armail.pt

Anónimo disse...

Fotografias do Artur Coelho?vai ao Google Artur Coelho Ciclista ilustre Felgueirense encontras várias,joaquimcosta3831@hotmail.com