quinta-feira, 6 de março de 2008

A «foto do dia» - As Antas nos anos 50

Hoje recuperamos uma foto da zona das Antas, anos depois da inauguração do estádio. O Estádio das Antas foi inaugurado a 28 de Maio de 1952 e desde então essa zona da cidade não tem parado de sofrer alterações. Em 1949 foi lançada a primeira pedra do estádio e com a ajuda de toda a população portuense foi possível concluir a obra em três anos. De forma a finalizar o estádio o mais rapidamente possível, realizaram-se os célebres «Cortejos dos materiais»: automóveis e camiões percorreram as ruas do Porto e angariaram cal, pedra, cimento, saibro e tijolos que foram utilizados na construção das Antas. Recolheram-se também outros bens que não serviam para as obras, tais como carne, pão, leite e vinho mas que, depois de leiloados, renderam quinze contos, que também reverteram para as obras.
A capacidade original do estádio era de 44 000 espectadores, distribuídos por três bancadas: duas superiores e uma central. Como é possível verificar através da foto, o lado leste do estádio não tinha bancada, era a Porta da Maratona. Só em 1976, com o fecho da Porta da Maratona, o estádio ficou com bancadas em todo o seu perímetro, com a construção de uma bancada ao longo da lateral leste do estádio, acrescida de um segundo anel, a Arquibancada.
Reparem que na foto já é possivel visualizar o primeiro campo de treinos do FC Porto e a respectiva bancada central (durante muitos anos a equipa principal realizava ali o aquecimento, antes de um jogo). O FC Porto chegou a possuir 4 campos relvados na zona das Antas, mas como nos anos 50 o clube tinha apenas oito mil sócios e dívidas na ordem dos 700 contos, houve melhoramentos que ficaram guardados para mais tarde: em 1960 com a inauguração da pista de ciclismo; em 1962 com a inauguração da iluminação artificial; em 1976 com o fecho da Porta da Maratona; em 1986 com o rebaixamento do campo; nos final dos anos 80 com a construção de mais dois campos relvados; e mais tarde, com a colocação das cadeiras e dos painéis electrónicos nas duas superiores do estádio.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

É muito bom passar os olhos pela história...sem saudosismos!

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Não nos faça esta «maldade».

Já não bastava o dia de hoje...

De qualquer modo, o muito OBRIGADO deste assumido... saudosista.

Mal de quem perde a memória, sobretudo, por... doença grave.

Já viu se renegassemos, por exemplo, os nossos... Páis?


Um abraço