terça-feira, 20 de maio de 2008

A «foto do dia» - Dois bilhetes do Polonia Warszawa - FC Porto, Taça UEFA 2002/03

Hoje recuamos apenas 6 anos com dois bilhetes da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA, época 2002/03, entre o FC Porto e o Polonia Warszawa. Os bilhetes são referentes ao mesmo jogo mas são de sectores diferentes do estádio.
O Klub Sportowy Polonia Warszawa foi fundado em 1911 e é o clube mais antigo da capital da Polónia tendo surgido da junção de várias equipas de liceus e escolas de Varsóvia. Os polacos foram o primeiro adversário do FC Porto na caminhada até à Final de Sevilha. O nome do clube apresenta uma curiosidade: designa-se e escreve-se mesmo Polonia, e não Polska (polaco) ou Poland (anglo-saxonico), porque o nome escolhido foi a designação do país em Latim seguido do nome da capital, este já em polaco (Warszawa). Os polacos já foram duas vezes campeões da Polónia (em 1946 e 2000) e já passaram pelo clube alguns jogadores conceituados. Emmanuel Olisadebe, por quem o FC Porto já se interessou, foi o último craque a representar o clube polaco. O jogador naturalizado polaco chegou a Varsóvia vindo directamente do futebol nigeriano e assinou o seu primeiro contrato profissional precisamente com o Polonia Warszawa. Foi na eliminatória de acesso à Liga dos Campeões 2000/01, entre o Polonia Warszawa e o Panathinaikos, que o interesse dos gregos surgiu acabando Olisadebe por rumar à Grécia.
Quanto à eliminatória, entre o FC Porto e o Polonia Warszawa, ficou praticamente decidida na 1ª mão, disputada nas Antas a 19 de Setembro de 2002. É que o FC Porto esmagou os polacos com uma goleada (6-0) que impossibilitou o Polonia Warszawa de discutir o acesso à fase seguinte no Stadion Polonii. Jankauskas (aos 20' e aos 56'), Derlei (aos 37'), Maniche (aos 55') e Hélder Postiga (aos 69' e aos 89') foram os autores dos golos do FC Porto que permitiram que a 2ª mão se tornasse num autêntico passeio a Varsóvia. Após a goleada das Antas, José Mourinho optou por deixar de fora da convocatória, no jogo da 2ª mão, alguns habituais titulares. O segundo jogo disputou-se no Stadion Polonii a 3 de Outubro de 2002 e os polacos, feridos no orgulho, acabaram por amenizar a goleada das Antas e venceram o FC Porto por 2-0 (Lukasiewicz aos 67' e Kus aos 81').
Depois de eliminar o Polonia Warszawa, o FC Porto defrontou o Austria de Viena na 2ª eliminatória.

Sem comentários: