quinta-feira, 1 de maio de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - IFK Gotemburgo, época 1992/93

Hoje recuperamos um bilhete, e um jogo, que marcou a estreia do FC Porto no formato de grupos da Liga dos Campeões. Depois de eliminar o Union Luxembourg e o Sion, nas duas primeiras eliminatórias, o FC Porto ganhou lugar nos 8 melhores da Europa, época 1992/93.
Foi a 2ª vez que a UEFA fez incluir uma fase de grupos na competição, tendo o FC Porto sido sorteado no Grupo B, juntamente com AC Milan, PSV Eindhoven e IFK Gotemburgo. O bilhete diz respeito ao último jogo da fase de grupos, quando o FC Porto já não tinha qualquer possibilidade de disputar o primeiro lugar do grupo com o AC Milan. Nessa altura, o primeiro classificado do Grupo A (Marselha) disputava a Final com o primeiro classificado do Grupo B (AC Milan). Depois de o AC Milan ter garantido o primeiro lugar do grupo ainda antes da última jornada, o FC Porto recebeu o Gotemburgo apenas para cumprir calendário. O jogo disputou-se no Estádio das Antas a 21 de Abril de 1993, tendo o FC Porto vencido os suecos por 2-0, com golos de Zé Carlos, aos 42', e de Timofte, aos 57'.
Na Final, o Marselha venceu o AC Milan por 1-0 mas viu-lhe ser retirado o título depois da UEFA ter confirmado as suspeitas de corrupção que na altura envolviam o clube de Bernard Tapie.

Sem comentários: