sábado, 24 de maio de 2008

A «foto do dia» - FC Porto 2001/02

Hoje recuamos à era pré-Mourinho com uma foto de um «onze» do FC Porto relativo à pré-época 2001/02. Na altura, o FC Porto de Octávio Machado fazia os primeiros testes para uma época que acabou por não ficar na história. Antes da chegada de Mourinho, o FC Porto viveu um período de indefinição, acentuado por algumas escolhas menos consensuais do técnico Octávio Machado. Reparem que na foto são visíveis os famosos 3 trincos que Octávio tornou célebres numa frase que ainda hoje é muito recordada: "Os trincos podem ser os melhores avançados". E lá estão eles na foto: Costinha, Paredes e Fredrik Soderstrom!
À predileccção de Octávio pelos trincos juntava-se um plantel demasiado extenso (mais de 30 jogadores!) e composto por 10 nacionalidades diferentes! Não foi por isso surpresa que após a chegada de Mourinho se tenha assistido a uma autêntica sangria no plantel do FC Porto. Senão reparem, na época seguinte deixaram o FC Porto: Sergei Ovchinnikov, Ricardo Silva, Hugo Ibarra, Nélson, Sousa, Quintana, Silvio Maric, Rubens Júnior, Miran Pavlin, Peixe, Paredes, Soderstrom, Esnaider, Ivan Kaviedes e Pena.
Depois da renovação vieram os títulos!
Em cima: Paredes, Capucho, Costinha, Jorge Andrade, Ricardo Silva e Vítor Baía;
Em baixo: Soderstrom, Deco, Secretário, Hélder Postiga e Mário Silva;

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Compreendo a sua análise a esta época de 2001/02 mas me parece
um pouco injusto em relação ao Octávio.

Primeiro, porque não foi ele quem se ofereceu mas sim... contratado pela sad.

Depois, porque não sendo uma época famosa (não foi não senhor)a culpa não terá sido totalmente dele, Octávio, muito pelo contrário.

Lembre-se que, começou a mesma por ganhar a supertaça (logo frente ao Boavista, a quem nunca o tinhamos feito, apesar de com eles termos disputado por variadas vezes tal troféu).

E depois, «lançou» o Ricardo Costa e o Ricardo Carvalho, dos poucos jogadores da formação (como o já tinha feito no Sporting em relação a Simão Sabrosa) até hoje...

Tinha (e tem) um «defeito». Era frontal e tinha (e tem) muitos
«conhecimentos».

Daí... incómodo.

Um abraço