sábado, 16 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - A última visita a Cracóvia

Recordamos a última visita do FC Porto à Polónia, e à cidade de Cracóvia, com o programa oficial do Wisla Cracóvia - FC Porto, relativo à 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça UEFA, época 2000/01.
Depois de eliminar o Partizan de Belgrado na 1ª eliminatória, o FC Porto deslocou-se a Cracóvia para a 1ª mão da 2ª eliminatória. O Wisla, actual campeão polaco, defrontou o FC Porto depois de na eliminatória anterior ter eliminado o Real Zaragoza numa surpreendente vitória por 4-1 em Cracóvia. Os polacos tinham sido derrotados em Espanha também por 4-1 e, após 120 minutos de jogo, conseguiram eliminar os espanhóis nas grandes penalidades. Era por isso grande a expectativa aquando da recepção ao FC Porto. Mas, apesar de terem goleado o Zaragoza no Estádio Wisly, os polacos não foram além de um empate (0-0) frente ao FC Porto, num jogo disputado a 26 de Outubro de 2000, ficando tudo adiado para a 2ª mão.
Depois do jogo calculista de Cracóvia, o FC Porto não vacilou e venceu os polacos nas Antas por 3-0 (Pena aos 4', Pena aos 61' e Alenitchev aos 89'). Chegava ao fim a aventura deste histórico clube polaco que já se sagrou por 11 vezes campeão da Polónia mas que nunca foi além dos Quartos-de-final em competições organizadas pela UEFA.
Quanto ao FC Porto, depois dos polacos seguiu-se o Espanhol de Barcelona na 3ª eliminatória.

Sem comentários: