quinta-feira, 7 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - A última visita a Praga

Hoje recuperamos a última visita do FC Porto à cidade de Praga com a 1ª página do «Sparta, do Toho!», de Maio de 2002, que trouxe à capa uma foto do jogo das Antas numa disputa de bola entre Pena e um defesa checo.
O «Sparta, do Toho!» foi durante muitos anos o jornal oficial do Sparta de Praga e era editado mensalmente. O destaque desta edição foi o rescaldo da visita do FC Porto a Praga e a participação do Sparta de Praga na Liga dos Campeões 2001/02.
Recentemente, o «Sparta, do Toho!« sofreu uma remodelação e o antigo jornal deu lugar a uma revista (em baixo) de grafismo mais cativante mas que continua a acompanhar o dia-a-dia deste histórico clube da Rép. Checa.
Quanto ao confronto entre o FC Porto e o Sparta de Praga, os checos levaram a melhor e venceram o FC Porto por 2-0 (Sionko aos 63' e Jarosik aos 71'). Foi a desforra do Sparta de Praga da derrota sofrida dois anos antes, quando o FC Porto de Fernando Santos venceu os checos em Praga por 2-0 (Drulovic aos 77' e Jardel aos 84') numa das melhores exibições de Deco ao serviço do FC Porto em jogos da Liga dos Campeões.
Quanto à edição 2001/02 da Champions, o FC Porto chegou à última jornada da 2ª fase de grupos com a qualificação em aberto mas necessitava de vencer o Sparta de Praga no seu estádio e esperar que o Real Madrid derrotásse o Panathinaikos em Atenas. Os gregos acabaram por empatar (2-2) e acompanharam o Real Madrid no quadro dos Quartos-de-final. Nessa época, a competição ainda se disputava em duas fases de grupos, tendo o FC Porto sido segundo classificado na 1ª fase, num grupo constituído ainda por Juventus, Celtic de Glasgow e Rosenborg.

Sem comentários: