domingo, 31 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - Os campeões de Portugal 1921/22

Hoje recuamos ao primeiro Campeonato de Portugal (actual Taça de Portugal), disputado na longínqua temporada de 1921/22, com uma foto da equipa do FC Porto que venceu a prova.
A foto foi retirada do site da Associação de Futebol do FC Porto (AFP) e nela é possível identificar alguns jogadores que marcaram uma época no FC Porto: Júlio Cardoso, João de Brito, Lino Moreira, Alexandre Cal, João Nunes, Balbino Silva, Artur Augusto, Floriano Pereira, José Mota, Velez Carneiro e Tavares Bastos, entre outros.
O primeiro Campeonato de Portugal foi limitado aos campeões das Associações de Porto e Lisboa, em virtude das dificuldades financeiras e organizativas que os clubes de outras associações enfrentavam. Nessa altura, o futebol em Portugal limitava-se praticamente aos campeonatos regionais de Lisboa e Porto. Apesar de se terem apurado para a fase final da prova, os campeões do Algarve (Olhanense) e do Funchal (Marítimo) acabaram por abdicar da disputa do troféu.
Definiu-se que a fase final da competição seria disputada em duas mãos e, se as circunstâncias o justificassem, com recurso a um terceiro jogo de desempate. Na 1ª mão, o FC Porto recebeu o Sporting no Campo da Constituição, num jogo disputado a 4 de Junho de 1922, e venceu os lisboetas por 2-1 (Ramos aos 9’, Bastos aos 25’ e 86’). Uma semana depois, foi a vez do Sporting vencer o FC Porto por 2-0, num jogo disputado no Campo Grande. Houve então necessidade de ser disputado um terceiro jogo para se encontar o vencedor do primeiro Campeonato de Portugal. A finalíssima foi realizada no Campo do Bessa a 18 de Junho de 1922 e o FC Porto venceu o Sporting por 3-1 (após prolongamento).
Aqui ficam os «onzes» e os marcadores do terceiro jogo:
Árbitro: Neves Eugénio (Académico do Porto)
FC Porto: Lino Moreira; Júlio Cardoso e Artur Augusto; José Mota, Velez Carneiro e Floreano Pereira; João Brito cap, Balbino Silva, Alexandre Cal, Tavares Bastos e João Nunes.
Treinador: Adolphe Cassaigne (Bel)
Sporting: Amadeu Cruz; Joaquim Ferreira e Jorge Vieira; João Francisco, Filipe dos Santos e Henrique Portela; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Francisco Stromp cap, Emílio Ramos e José Leandro.
Treinador: Charles Bell (Inglês)
Marcadores: 1-0 Balbino (51), 1-1 Ramos (70), 2-1 Nunes (100), 3-1 Brito (102);

Sem comentários: