segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O "joker" do 4-3-3

O brasileiro Hulk pode muito bem vir a ser a solução para a ineficácia de alguns dos extremos do FC Porto no esquema que Jesualdo privilegia, o 4-3-3. Pelo que já demonstrou nos poucos minutos em que foi utilizado, Givanildo Vieira de Souza pode muito bem ser o "joker" de Jesualdo Ferreira na frente de ataque do FC Porto. O avançado brasileiro, além de muito móvel e possante, tem versatilidade suficiente para descair para uma das faixas e, em diagonais para o centro, aparecer na zona de finalização. Era desta forma que Hulk era utilizado no Tokyo Verdy. O brasileiro é uma espécie de «3 em 1», ou seja, pode desempenhar qualquer uma das funções nos três postos de ataque do 4-3-3, e dessa forma poder compensar a pouca agressividade que jogadores como Tarik Sektioui ou Mariano Gonzalez emprestam às faixas.
Derlei e Lisandro Lopez, por exemplo, foram muito recentemente utilizados como "jokers" no FC Porto de José Mourinho e de Co Adriaanse, respectivamente. Ambos os técnicos abriram mão de um extremo-esquerdo clássico em troca de um jogador que pudesse dar maior consistência ao lado esquerdo do ataque mas que não se limitásse a ir à linha e cruzar. Enquanto que Derlei era utilizado como o homem mais próximo de Benny McCarthy, Lisandro Lopez era o complemento de Adriano no ataque de Co Adriaanse. Apesar dos esquemas tácticos de Mourinho e de Co Adriaanse serem muito versáteis, enquanto que o 4-3-3 de Jesualdo é mais rígido, a colocação de um homem com as características de Hulk num dos extremos do ataque cabería nos planos tácticos dos três técnicos. Não é de excluir que já nos próximos jogos Jesualdo experimente um trio de ataque com Rodriguez, Lisandro e Hulk.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desde o «nosso» Toninho Metralha que não aprecio que, ao primeiro
«tropeção», a «plateia» se ria.

A seguir, veio a «era»... Matorras.

Será que voltou para nós?

Parece-nos. Oxalá que não.

KOSTA DE ALHABAITE disse...

ESCÂNDALO: LIGA PASSA O ALGODÃO SOBRE O APITO VERMELHO!!!

Hoje o CD da Liga castigou o orelhas com 2 meses. Mais, o organismo termina o comunicado referindo que decidiu no plenário "todos os procedimentos disciplinares relativos a factos conhecidos ou denunciados até 30 de Junho de 2008, fim da época desportiva".

QUER ISTO DIZER QUE O TAL PROCESSO SUSPENSO DO APITO VERMELHO ESTÁ ARRUMADO?!