terça-feira, 14 de outubro de 2008

«Curiosidades FCP» - Adolfo Roque e a Revigrés

Hoje prestamos homenagem a Adolfo Roque, o ex-Presidente do Conselho Fiscal da SAD do FC Porto, que faleceu recentemente vítima de doença prolongada.
Adolfo Roque foi um dos fundadores da Revigrés, a empresa que, em 1983, iniciou um contrato de patrocínio com o FC Porto. 25 anos depois, é impossível não associar esta marca de material cerâmico ao primeiro clube português a celebrar contrato com um patrocinador e a inserir publicidade nas suas camisolas, o FC Porto.
Adolfo Roque foi um dos homens que fez a Revigrés crescer em Portugal e no estrangeiro, deixando a sua marca em obras emblemáticas como a sede da BBC, em Londres, o Aeroporto de Moscovo, o salão de exposição da Hyundai, em Seul, ou a Câmara Municipal de Vilnius, capital da Lituânia.
A excelente relação de amizade que mantinha com Pinto da Costa, e as sua aptidões empresariais, terão certamente sido um dos principais motivos que levaram o Presidente da SAD do FC Porto a convidá-lo para integrar a sua equipa. Recentemente, e em face desse bom relacionamento, o FC Porto distinguiu a Revigrés como seu 'Honorarium Sponsor', um título exclusivo da empresa de cerâmica e que nunca antes tinha sido atribuído na história do clube.
Nesta foto, captada no interior do avião que trouxe o FC Porto de Tóquio, Adolfo Roque, Costinha e Derlei exibem os troféus que o FC Porto conquistou em Dezembro de 2004, na sua segunda presença na Final da Taça Intercontinental.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Com a sua vénia, transcrevemos,

«... Hoje prestamos homenagem a Adolfo Roque, o ex-Presidente do Conselho Fiscal da SAD do FC Porto que faleceu recentemente vítima de doença prolongada (..)Adolfo Roque foi um dos fundadores da Revigrés, a empresa que em 1983 iniciou um contrato de patrocínio com o FC Porto (..) 25 anos depois, é impos-sível não associar esta marca de material cerâmico ao primeiro clu- be português a celebrar contrato com um patrocinador e a inserir publicidade nas suas camisolas, o FC Porto (..) Adolfo Roque foi um dos homens que fez a Revigrés cres-cer em Portugal e no estrangeiro, deixando a sua marca ...»


Mas, adaptando,

Hoje prestamos homenagem a ANGELO DE CARVALHO, o ex-futebolista do FC Porto que faleceu recentemente vítima de doença prolongada (..)ANGELO DE CARVALHO foi um dos mais valorosos jogadores do Clube, ini- ciou um contrato com o FC Porto em... 1941 até 1955 e é impossível não associar este valoroso jogador deste clube português onde foi ca- pitão, assim como da selecção na- cional que serviu por 15 vezes(..) No seu tempo não haviam, de facto, patrocinadores a inserir publici- dade nas camisolas do FC Porto, a- presentando-se, assim, mais puras. (..) ANGELO DE CARVALHO foi um dos homens que fez história no FC Por- to, juntamente com outros valoro sos futebolistas ao vencerem, em 1948, o Arsenal de Londres (..) A partir daí, de facto, ajudou a fa- zer crescer, em Portugal e no es- trangeiro, o Clube que serviu du- rante 14 anos, deixando a sua mar- ca ...»


Entendeu a inoria, por certo...

Mas nem nos podemos zangar pelo alheamento ao ANGELO DE CARVALHO se o próprio Clube que ele serviu durante 14 anos o... ignorou.

Só quando chamado a atenção, lá co-locaram no «site oficial» em 13 a anunciar a Misa do 7º Dias a reali-zar em 14.

Isto, quando o falecimento sucedeu em... 8, participado, sabe-se, pe- la família, de imediato.


Quem foi ADOLFO ROQUE?

Quem foi ANGELO DE CARVALHO?


Os verdadeiros PORTISTAS que res- pondam...

O Engº. «apareceu» no Clube há 25 anos pela «porta» (e com os benefí-cios) que se sabem.

O Angelo de Carvalho, está «apre-sentado», não será necessário di- zer mais nada.

Acrescenta-se só que foi, vários anos, CAPITÃO de Equipa não só no FC Porto como na Selecção.

Deixaria o Clube em 1955 «vitima» (juntamente com Barrigana e Pour- cel) das «inovações» de Yustricht rumando (os três) ao Salgueiros on-de, por fim, seriam campeões nacio-nais embora da... 2ª Divisão.


Resumindo:

Sendo o amigo Ricardo Vara muito zeloso (e bem... e quási único) da memória do Clube, lamenta-se, tb do amigo, este lamentável esqueci- mento em detrimento... enfim.

Cumprimentos.

Pedro Almeida disse...

Caro António

Subscrevo em parte o que disse, nomeadamente porque todos os que contribuíram e contribuem hoje para a historia do clube!!

Só não concordo que tente fazer comparações, o papel de todos é importante, por isso concordo como lhe digo com a sua chamada de atenção, mas não posso deixar de lhe dizer que o Eng.º Adolfo Roque, foi também, não apenas importante para o clube mas para a cidade, região e pais…

Sugiro que faça uma busca no Google e se informe melhor sobre o percurso deste senhor, que vai muito para além do Porto, da Révigres e não só…

Para lhe facilitar a pesquisa deixo-lhe aqui alguns link´s.

O esquecimento de referencia a um grade homem, não justiça em minha opinião que minimize, outro grande homem que foi lembrado…


http://adolforoque.wordpress.com
http://sigarra.up.pt/up/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=1001369

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_antigos_estudantes_ilustres_da_Universidade_do_Porto

Os meus cumprimentos,

Pedro Almeida

Unknown disse...

Não sendo adepto do FC Porto, não posso deixar de ficar indiferente a histórias como estas. É indiscutível que o FC Porto deste 1985 tem se afirmado como a melhor equipa de Futebol em Portugal e das 10 equipas mais temidas e respeitadas na Europa. Além desse facto indiscutível, historias de amizades como estas só ajudam a reforçar a ideia que fortes amizades derrubam meras guerrilhas de personalidade ou vantagens financeiras. É fácil de adivinhar que nao foram os € da Revigres que fizeram de si a imagem das camisolas do FC Porto durante mais de 20 anos. Parabéns FC Porto por estes últimos 25 anos. Sendo adepto do Sporting, nao consigo deixar de admirar o FC Porto e considera lo como o melhor clube e única equipa portuguesa de Futebol top 10 da Europa