terça-feira, 28 de outubro de 2008

«Curiosidades FCP» - A "outra" Taça dos Vencedores das Taças

Recuperamos uma foto no antigo Estádio das Antas no início da época 1984/85. Pinto da Costa recebe a Taça que uma comissão de sócios do FC Porto ofereceu ao clube pela excelente carreira do FC Porto na Taça dos Vencedores das Taças da época anterior. Apesar da derrota frente à Juventus, os sócios do FC Porto, orgulhosos com a carreira da equipa e com a excelente exibição na final, quiseram premiar os jogadores com um troféu alusivo à final de Basileia. Esperemos que seja uma taça a ser exposta no prometido (e eternamente adiado) futuro museu do FC Porto!
Apesar da fantástica campanha realizada em 1983/84, o FC Porto esteve muito perto de ser eliminado nas 3 primeiras eliminatórias da competição. Senão reparem: na 1ª eliminatória, e depois de ser derrotado em Zagreb por 2-1, o FC Porto venceu o Dinamo, nas Antas, com um golo marcado por Fernando Gomes aos 86 minutos de jogo; na 2ª ronda, o FC Porto esteve a perder em Glasgow até aos 89 minutos, até um golo de Jacques garantir a derrota pela diferença mínima (2-1) frente ao Rangers (vitória na 2ª mão por 1-0); e por último, a eliminação voltou a estar próxima na célebre eliminatória frente ao Shakhtjor Donetsk, pois o FC Porto esteve em desvantagem nas duas mãos da eliminatória (esteve a perder por 2-0 nas Antas e por 1-0 em Donetsk), tendo ainda assim conseguido eliminar os ucranianos (3-2 nas Antas e 1-1 em Donetsk).

5 comentários:

Anónimo disse...

«... Pinto da Costa recebe a Taça que uma comissão de sócios do FC Porto ofereceu ao clube pela excelente carreira do FC Porto na Taça dos Vencedores das Taças da época anterior ...»


«Comissão de Sócios» liderados por essa figura exibicionista de nome
... Alexandrino.

Taça que ficou conhecida pela...
«Taça 1,2,3», baptizada assim por ter sido exibida no concurso televisivo (liderado por Carlos Cruz).

Baptizada, diga-se, em termos depreciativos.

Daí, apesar de termos sido tb solicitados (na antiga «Loja Azul») para colaborar, o que
recusamos.


PS. - Isto, independentemente da injustiça que foi a derrota nesse jôgo,para nós,a melhor exibição em todas as finais internacionais disputadas.

Anónimo disse...

Espero não cometer nenhuma injustiça, mas se não estou enganado essa taça acho que desapareceu há muitos anos, julgo que roubada e sem mais explicações... Espero estar enganado e que seja uma das muitas que aparecerão finalmente com o surgimento do novo museu.
Armando Pinto.

Anónimo disse...

Amigo Armando Pinto:


«... Espero estar enganado e que seja uma das muitas que aparecerão finalmente com o surgimento do novo museu ...»


Esta (taça) não nos preocupa. O que nos preocupa é a inexistência de... Museu.

Pelos vistos, o amigo está esperançado.

Não esteja!


Um abraço.


AOC

Anónimo disse...

Estive em mais uma assembleia geral do Nosso Clube e mais uma vez foi referida a não existência de um Museu. O Presidente, mais uma vez prometeu um museu para breve, dizendo que o mesmo não seria um armazém de taças, mas sim um espaço interactivo, lembrei-me de imediato de dois bons exemplos que conheço, o do RMadrid e o do Barça. Se vier a ser assim valerá a pena esperar mais algum tempo.

Anónimo disse...

Amigo «célio soares»:


O presidente afirmou ou propôs?

É que as propostas foram todas aprovadas por... unanimidade.

Se afirmou... «tire o cavalinho da chuva».


E, já agora.

Para o que chamou de «espaço interativo», ele perscinda das «comissões»?

É que isso fica caro.


PS. - Interessantissimo como ele (o nosso presidente) diz que tem um museu próprio (está escrito no último livro) e não lhe chama...
«armazém de taças».

AOC