sábado, 25 de outubro de 2008

A «foto do dia» - O programa oficial do GD da CUF - FC Porto, campeonato nacional da 1ª Divisão, época 1967/68

Recuamos à época 1967/68 do campeonato nacional da 1ª Divisão com o programa oficial do jogo entre o Grupo Desportivo da CUF e o FC Porto, relativo à 17ª jornada da competição. Um programa que custou 1$ (um escudo!) e que era comercializado antes dos jogos do campeonato português, na altura organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.
O Grupo Desportivo da CUF (Companhia União Fabril) é um histórico clube da margem sul do Tejo. Fundado por um industrial, Alfredo da Silva, esteve durante muitos anos associado à classe operária da Companhia União Fabril (CUF), que deu o nome ao clube. Depois de se estrear na 1ª Divisão nacional, a CUF cometeu a proeza de se classificar para uma prova europeia, disputando a Taça dos Clubes de Cidades com Feiras. Foi a 1 de Dezembro de 1965 que a CUF conseguiu um dos maiores feitos do seu historial. Em jogo a contar para a primeira mão da 2.ª ronda da Taça dos Clubes de Cidades com Feiras, a CUF recebeu, num Estádio Alfredo da Silva repleto, o já então poderoso AC Milan, que bateu por 2-0. Apesar da histórica vitória, a CUF acabaria por ser eliminada após terceiro jogo (1-0).
Em 1976, e após 22 anos consecutivos na 1ª Divisão, a CUF foi despromovida. Depois de começar a disputar as divisões secundárias, o clube também alterou o seu nome, passando a designar-se por Grupo Desportivo da Quimigal. No ano 2000, surge nova alteração. A nova designação é Grupo Desportivo Fabril do Barreiro.
Na época passada, o clube sagrou-se Campeão Distrital da 1.ª Divisão da AF Setúbal, em Seniores e Juniores, ganhando o direito a disputar provas nacionais na época seguinte (3ª e 2ª Divisões, respectivamente).
Quanto ao confronto entre a CUF e o FC Porto, relativo à época 1967/68, os operários da margem sul do Tejo venceram o FC Porto por 2-1. Na altura, José Maria Pedroto estava na sua primeira passagem pelo FC Porto como técnico e o clube era presidido por Afonso Pinto de Magalhães. Nessa época, o FC Porto foi 3º classificado a 5 pontos do campeão, o Benfica, enquanto que a CUF conseguiu evitar a despromoção, alcançando um 9º lugar.

1 comentário:

Alkayross disse...

Foi com emocao que vi a imagem da capa desse Programa Oficial de um jogo de de futebol do Campeonato Portugues !! E por que ???? Porque foi a empresa de que eu fui fundador e proprietario - ORGANIZACAO MUNDO LATINO - quem iniciou aqui em Portugal (inspirado no que eu tinha conhecido na Inglaterra, onde vivi varios anos e onde pratiquei jornalismo) quem editava e publicava esses programas, um para cada jogo do Campeonato. Cada Programa, com varias paginas, continha noticias, entrevistas e fotos alusivos as equipas de cada jogo e uma parte geral referente ao proprio campeonato . Infelizmente, nao consegui guardar um exemplar que fosse dessa iniciativa que tive ha mais de 40 mais de anos, para poder mostrar a meus filhos e netos !!!! Sera que o autor deste texto ou algum colecionador poderia ter a gentileza de me oferecer um ou dois exemplares desses programas, de preferencia os referentes aos jogos do FC PORTO ??? Caso seja possivel, favor entrar em contacto atraves do email : queiroz.alberto@gmail.com
Um muiTo obrigado do sempre ao dispor ALBERTO QUEIROZ