sábado, 25 de outubro de 2008

Que angústia ao ver este FC Porto!

Já não víamos um FC Porto assim desde o tempo de Victor Fernandez e José Couceiro. Uma equipa desorganizada e que joga aos repelões. Mais do que falta de confiança e de automatismos, parece faltar alguma qualidade. O FC Porto 2008/09 tem mais músculo mas menos criatividade!
Hoje, frente ao Leixões, era natural que o FC Porto se ressentisse do esforço de Terça-feira. José Mota sabia-o e, inteligentemente, colocou em campo um Leixões agressivo e rápido sobre a bola. O FC Porto arrastou-se em campo e, como o cansaço tira clarividência, foi com naturalidade que se assistiu a um sem número de passes errados durante toda a partida.
Mas com o que não contávamos era com um FC Porto nervoso e intranquilo. A verdade é que Jesualdo não tem muitas opções de qualidade para refrescar a equipa depois de uma desgastante jornada europeia. Logo no «onze» inicial houve dois equívocos: a titularidade de Lino no lado esquerdo da defesa e a colocação de Lisandro Lopez atrás do ponta-de-lança. Duvidamos dos benefícios para a equipa da colocação de Lisandro Lopez na posição 10. Quanto a Lino, ocupa muito mal o espaço no lado esquerdo da defesa. Que diferença para a adaptação de Tomás Costa. 'Tommy', mesmo não sendo lateral, foi sempre mais consistente que o brasileiro.
Mas nem as substituições e os acertos ao intervalo melhoraram o futebol do FC Porto. Impressionante a falta de fluidez de jogo do FC Porto. A equipa não conseguiu fazer 5 passes seguidos. Enfim, a pior exibição da época até ao momento!
Neste momento, falta à equipa precisamente aquilo que o Professor Jesualdo Ferreira de melhor nos tinha oferecido nos dois últimos anos: trabalho de casa!
O FC Porto terminou o jogo com Tomás Costa a lateral direito, Mariano Gonzalez a lateral esquerdo e três avançados (Hulk, Lisandro e Farías) que se atropelavam uns aos outros. Que confusão!
E atenção porque se aproxima uma semana fundamental para o FC Porto, com duas deslocações, a Kiev e a Alvalade, que vão determinar a sua continuidade ou exclusão de duas competições, a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal.

7 comentários:

Anónimo disse...

A derrota com o dinamo de Kiev, podia ser um daqueles jogos que nada sai bem. Mas este jogo com o Leixões é mau de mais, o Porto não construiu uma jogada com princípio meio e fim, foi tudo ao pontapé para a frente. Em minha opinião, já o disse em anteriores comentários, o Jesualdo não tem capacidade nem humidade para ser treinador do F C Porto, Jesualdo e Adjuntos. Apesar da qualidade do plantel ter diminuído e muito da época anterior para esta.
Foi campeão nas duas épocas anteriores porque a concorrência consegui ser pior, o que não ira acontecer este ano.
O Porto tem quatro ou cinco jogadores de grande qualidade, mas os restantes, Lino, Mariano, Cristiano Rodrigues (o Jesualdo ainda não entendeu que o Rodrigues não é extremo), e muitos mais não merecem estar no FC Porto.
Ainda estamos a tempo de salvar a época a nível nacional, a 1ª medida seria despedir o Jesualdo, Eu aconselhava o Jesualdo a ir treinar a equipa da sua terra natal o Mirandela.

Miguel Barros disse...

«Neste momento, falta à equipa precisamente aquilo que o Professor Jesualdo Ferreira de melhor nos tinha oferecido nos dois últimos anos: trabalho de casa!»

Permita-me o caro blogger que discorde desta sua opinião. À semelhança do que já escrevi num comentário a um post anterior o Jesualdo quando chegou ao FCP tinha papa feita, uma equipa montada, foi chegar, ver e vencer... limitou-se a gerir o trabalho que outros haviam criado. Se ele teve mérito nos títulos conquistados? Algum, pois foi um bom gestor de recursos humanos com qualidade que tinha. Agora não tem tanta qualidade, tem de montar um a equipa nova,e não está a consegui-lo porque ele não tem... qualidade... saber para mais.

ESte FCP é mau porque tem jogadores de qualidade duvidosa, treinador que finalmente mostra o que vale (muito pouco) e dirigentes que para mim estão nos últimos tempo a andar de cavalo para burro.

Sr. Pinto da Costa, deixe-se de andar com guerrinhas estúpidas com quem realmente percebe de futebol (falo de empresários mundialmente reconhecidos como Jorge Mendes) e verá que os frutos colhidos serão bem mais saborosos... Para sermos bons temos de ar a mão aos melhores e não aos mediocres...

Duas semanas é muito pouco tempo para mudar a actual forma do FCP, a sua actual mentalidade, mas que realmente o clube pode ficar nestas próximas duas semanas com a época perdida lá isso pode... basta continuar a jogar assim e certamente vai tombar em Kiev e Alvalade e com isso dizer adeus à Champions e à Taça.

Anónimo disse...

Como? Amigo Ricardo Vara. Será que lemos bem?


Nem parece seu:

«... Já não víamos um FC Porto
assim desde o tempo de Victor Fernandez e José Couceiro. Uma equipa desorganizada e que joga aos repelões ...»


- Victor Fernandez? José Couceiro ainda concordamos, mas... o Victor Fernandez?

Um dos treinadores, como homem, mais cordeais, educados e correctos que conhecemos.

E, mesmo como profissional, não foi com ele que vencemos uma Supertaça e a Intercontinental, em 2004 (depois do «flop» Del Neri)?

Em 2005, sim, com Couceiro é que foi uma... desorganização.

Mas, a culpa de quem foi? De quem?

Vá lá, diga lá o nome, não tenha receio.

Quer que sejamos nós a dizê-lo?

- JORGE NUNO LIMA PINTO DA COSTA.


Cumprimentos.

dragao vila pouca disse...

Futebol
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões (1987 e 2004)
1 Supertaça Europeia (1987)
1 Taça UEFA (2003)
2 Taças Intercontinentais (1987 e 2004)
16 Campeonatos Nacionais (cinco deles consecutivos, de 1994 a 1999, constituindo um marco inédito no futebol português)
9 Taças de Portugal
14 Supertaças Cândido de Oliveira

Andebol
0 Campeonatos Nacionais
0 Taças de Portugal
0 Taças da Liga
0 Supertaças

Basquetebol
5 Campeonatos Nacionais
10 Taças de Portugal
4 Taças da Liga
4 Supertaças

Hóquei em Patins
2 Taças dos Campeões Europeus (1986 e 1990)
1 Taça das Taças (1982 e 1983)
2 Taças CERS (1994 e 1996)
1 Taça Continental (1987)
17 Campeonatos Nacionais
12 Taças de Portugal
15 Supertaças António Livramento

Outros
4 títulos no boxe
2 títulos no halterofilismo
11 títulos na natação
2 títulos no voleibol
dezenas de títulos nas camadas jovens das diversas modalidades.

Mas, a culpa de quem foi? De quem?

Vá lá, diga lá o nome, não tenha receio.

Quer que sejamos nós a dizê-lo?

- JORGE NUNO LIMA PINTO DA COSTA.

Não fui capaz de resistir!

Miguel Barros disse...

Meu amigo, não estamos aqui a discutir o palmarés notável e invejável do FCP. nada disso. Estamos a falar do actual momento do clube. Com este seu comentário até parece um benfiquista a falar... é que os benfiquistas são peritos em recordar os tempos do Eusébio e companhias... isso é passado. E nenhum clube pode viver o presnte olhando exclusivamente para o passado (como acontece com o SLB), deve e pode orgulhar-se dele, mas não vivê-lo no presente. Tem de encrarar o presente com a mesma visão que teve no passado... para continuar a aumentar o palmarés, n acha?

Bem, mas o que me traz aqui hoje é o jogo que o Braga fez ontem com o Estrela e em particular dois jogadores que são bem conhecidos do FCP...

Numa altura em que se discute tanto a qualidade (duvidosa) das contratações do FCP para esta época gostaria de chamar a atenção para jogadores como Luis Aguiar e Alan, em especial o uruguaio que depois de um primeiro ano de adaptação ao futebol luso, onde esteve quanto a mim bem, está a fazer uma época extraordinária ao serviço do SCB. Que grande jogador!!!

Digam lá se ele e o Alan não tinham lugar de caras neste FCP?

Deixo no ar a pergunta: será que os dirigentes e técnicos do FCP andam a dormir à sombra da bananeira?

Abraço

dragao vila pouca disse...

Está visto que fiz mal em vir aqui, de facto a minha linguagem é diferente e este Miguel Barros a dizer-me a mim, que até pareço um Benfiquista como se o F.C.Porto não fosse tri-campeão, só me dá para rir e não voltar.
Ó inteligente o meu comentário era um remoque ao anónimo Adriano Correia, mas isso é areia de mais para a sua camioneta.

Anónimo disse...

«... Meu amigo, não estamos aqui a discutir o palmarés notável e invejável do FCP. nada disso. Estamos a falar do actual momento do clube ...»

Muito bem dito, amigo «miguel barros».

Pena que a memória (é o tal velho problema...) por vezes falhe.


Com que então... 0000000000 para o andebol?

A partir de 1997 recomeçamos a ganhar títulos... após ameaça de extinção pelo senhor presidente chorão (que se «emocionou» quando se lembrou que no seu «reinado» nunca tinha sido campeão).

Foi-o graças a dois antigos andebolistas (Mário Gouveia e Abilio Soares) que «salvaram» a secção.

Como o foi (e continuará a ser) graças a um SENHOR DIRIGENTE de nome... ILIDIO PINTO.

Assim como no Basquetebol, graças a outro grande SENHOR DIRIGENTE de nome... MATOS PACHECO, que salvou a secção, no final da década de 80, em riscos de também extinção.

Esqueceu-se de referir o... VOLEIBOL, o CICLISMO e o HÓQUEI CAMPO que muitos títulos deram ao Clube antes do «reinado» do senhor presidente.

Esqueceu-se ainda da delapidação do património, etc., etc..


Mas, a culpa de quem foi? De quem?

Vá lá, diga lá o nome, não tenha receio.

Quer que sejamos nós a dizê-lo?

- JORGE NUNO LIMA PINTO DA COSTA.

Não fui capaz de resistir!


PS. - Se nos dessem a honrosa possibilidade de escolher alguém para pertencer a um tipo «núcleo de memória portista»... nunca o escolheria a si. É muito fraco nessa área.