terça-feira, 28 de outubro de 2008

Que política de contratações?

Antes de tudo, convém referir que a empatia entre Jesualdo Ferreira e os sócios do FC Porto tem vindo a decrescer desde o primeiro dia que o Professor chegou ao Dragão.
Mas apesar de Jesualdo estar a ser o principal alvo do descontentamento dos sócios e adeptos do FC Porto, o Professor não é o único responsável pelo actual mau momento da equipa de futebol. Afinal, uma equipa que empata na Luz e vence em Alvalade não pode jogar assim tão mal, certo? Então, o que tem corrido menos bem? Ao contrário de épocas anteriores, os reforços ainda não se adaptaram ao FC Porto e ao futebol europeu. "São os jogadores que temos", desabafou Jesualdo Ferreira no final do jogo frente ao Dinamo de Kiev. Ou seja, mais do que colocar em causa as aptidões do treinador, deveríamos questionar a recente opção do FC Porto em previligiar o mercado sul-americano. Afinal, quantos jogadores sul-americanos chegaram ao FC Porto e conquistaram a crítica e os adeptos logo nos primeiros jogos? Um, Lucho Gonzalez! O próprio Lisandro Lopez fez uma primeira época muito discreta em que alternava a titularidade com o banco de suplentes. O problema é que esta época o FC Porto não se pode dar ao luxo de esperar tanto tempo pela adaptação de 4 ou 5 jogadores que chegaram este ano ao clube e ao futebol português. Os jogadores sul-americanos, além de demorarem algum tempo a adaptarem-se ao futebol europeu, estão constantemente sujeitos a chamadas às selecções e a viagens desgastantes. Veja-se o exemplo de Fucile, o uruguaio é consecutivamente chamado à selecção do Uruguai. E o que acontece quando regressa ao FC Porto? Além de nunca regressar a tempo da próxima convocatória, por vezes ainda chega lesionado ou com inúmeros problemas físicos. Felizmente que Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez não são chamados com tanta frequência! Talvez fosse altura de voltarmos a previligiar as contratações no mercado europeu e na Liga portuguesa.
Contudo, não sendo o principal responsável pela política de contratações do FC Porto, certamente que Jesualdo deu o seu aval ao critério utilizado pela SAD na aquisição de reforços para a nova época. Por exemplo, ainda ninguém conseguiu entender duas opções do Professor: o pedido à SAD para a compra do passe de Mariano Gonzalez (aproximadamente 3 milhões de euros!) e a dispensa de Adriano. Aliás, se Jesualdo incutisse em Adriano a mesma confiança que deposita no argentino, certamente que o ponta-de-lança brasileiro era nesta altura um dos melhores marcadores da Liga.
Mas não é só a política de contratações que deve mudar. O sem número de jogadores que o FC Porto tem sob contrato representa uma importante fatia do orçamento anual da SAD. Aliás, o FC Porto deve ser neste momento um dos clubes europeus com mais jogadores sob contrato. Com que vantagens?
Conclusão: é urgente ir ao mercado em Janeiro!

1 comentário:

Miguel Barros disse...

Excelente reflexão caro Ricardo Vara. Realmente isto é algo que já escrevi neste seu mui nobre blog bem como noutros onde se abordou o tema: que se passa no FCP ao nível de contratações?

Eu já aqui disse e volto a dizer: dá sempre jeito estarmos de bem com os melhores, ou seja, dsde que o sr. Pinto da Costa cortou relações com aquele que é neste momento o empresário de jogadores mais cotado a nível mundial, Jorge Mendes,a politica de contratações do clube tem deixado muito a desejar.

Penso que não será uma questão de dinheiro, até pk o JN de hoje trazia uma peça jornalistica onde falava dos lucros (elevados) obtidos pelo clube nos últimos tempos. E já agora aproveito para perguntar: para onde vai esse dinheiro todo???????????

É mesmo uma questão de sabedoria (ou falta dela) ao nível da politica de contratações ou uma questão de "saco azul"... se é que me faço entender

Mas o que é facto também é que o FCP para fazer uma boa época não precisva de investir muito, bastava aproveitar alguns dos jogadores que tem emprestados por esse Mundo fora...

Ibson, Alan, Renteria, Luis Aguiar (que grande jogador), Bruno Gama, Hélder Barbosa, Pitbull e um tal senhor chamado Adriano que para mim é só o melhor ponta de lança que o FCP ainda lá tem seriam opções mais do que válidas neste Porto.

É a minha opinião...