sábado, 29 de novembro de 2008

A «foto do dia» - O programa oficial do Juventus - FC Porto, Final da Taça dos Vencedores das Taças 1983/84

Recuamos à final de Basileia com a versão italiana do programa oficial que antecipava o Juventus-FC Porto da Final da Taça dos Vencedores das Taças 1983/84.
‘Adesso la coppa’, foi o título que os italianos escolheram depois da Juventus ter acabado de conquistar o campeonato italiano. É curioso que os dois clubes disputaram a Final da Taça das Taças logo após a conquista de um troféu nacional. A Juventus, de Geovanni Trapattoni, chegou a Basileia duas semanas depois de ter conquistado o 21º ‘scudetto’, enquanto que o FC Porto vinha de uma vitória por 4-1 sobre o Rio Ave, na Final da Taça de Portugal.
Depois do 21º título, a ‘Vecchia Signora’ voltou a conquistar o ‘scudetto’ em 1985/86, enquanto que o FC Porto sería campeão nacional logo na época seguinte (1984/85) à da final de Basileia, já com Artur Jorge. Essa época também marcou o fim de um ciclo na 'Juve'. Os italianos disputaram a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus frente ao Liverpool (vitória por 1-0) um ano depois de terem derrotado (2-1) o FC Porto em Basileia. Terminou aí o ciclo Michel Platini.

Sem comentários: