domingo, 7 de dezembro de 2008

«Curiosidades FCP» - As parcerias de Kostadinov

Hoje recordamos um dos mais rápidos avançados que passaram pelo FC Porto e pelo futebol português, Emil Kostadinov. Ainda hoje o seu nome provoca arrepios nos adeptos dos nossos rivais, principalmente do Benfica e do Sporting, que não conseguiam esconder um indisfarçável receio de cada vez que o avançado búlgaro visitava a Luz ou Alvalade.
Durante a sua carreira, houve 3 clubes que o marcaram: o CSKA de Sofia, o FC Porto e o Bayern de Munique. Apesar do seu potencial permitir que por vezes jogasse sozinho na frente de ataque dos clubes que representou (Carlos Alberto Silva e Tomislav Ivic, por exemplo, chegaram a utilizá-lo várias vezes como único avançado), foi graças às parcerias que formou que conseguiu potenciar o seu grande talento. Destacamos 3 dessas parcerias: com Hristo Stoichkov, no CSKA de Sofia, com Domingos, no FC Porto, e com Jurgen Klinsmann, no Bayern de Munique.
Kostadinov completou toda a sua formação juvenil no CSKA de Sófia onde, no final da década de 80, formou com Hristo Stoichkov uma dupla que ajudou o CSKA a sagrar-se por 3 vezes campeão da Bulgária. É curioso que os dois jogadores deixaram a Bulgária no Verão de 1990, Kostadinov para jogar no FC Porto e Stoichkov para jogar no Barcelona.
Na época em que chegou ao FC Porto, em 1990/91, começou por ser utilizado a extremo-direito. Artur Jorge, na sua última época como treinador do FC Porto, começou por experimentar um ataque com Madjer, Domingos e Stephane Paille, e só mais tarde, prevendo a saída de Madjer no final da época, experimentou um ataque com Domingos e Kostadinov. Em boa hora o fez porque a dupla rapidamente se tornou numa das parcerias mais fortes de sempre da história do FC Porto. Uma cumplicidade que marcou uma época no futebol português.
Kostadinov permaneceu nas Antas durante 4 épocas e meia, antes de ser emprestado por 6 meses ao Deportivo da Corunha. A meio da época 1994/95 acabaría por realizar o contrato da sua vida ao assinar pelo histórico Bayern de Munique. O búlgaro deixou o FC Porto já com a temporada de 1994/95 a decorrer, mas ainda a tempo de deixar a sua marca na 1ª jornada do campeonato nacional ao apontar o segundo golo da vitória do FC Porto sobre o Braga, no Estádio das Antas. Ou seja, foi ele o autor do 2º golo do Pentacampeonato. Depois de terminada a "sociedade" com Domingos, depressa encontrou outro cúmplice no ataque do Bayern de Munique, o alemão Jurgen Klinsmann (na foto).

Foi ao serviço do Bayern de Munique que Kostadinov conquistou a única competição europeia do seu currículo, a Taça UEFA, em 1995/96. Contudo, foi só no final da sua estadia em Munique que a sua parceria com Klinsmann começou a conquistar a exigente massa adepta do clube alemão. Apesar de Klinsmann ter sido o melhor marcador do Bayern durante essa campanha (foi nessa edição que o alemão marcou 4 golos ao Benfica nos Oitavos-de-final), a dupla com Kostadinov foi fundamental na conquista da Taça UEFA. O último jogo da competição, a 2ª mão da final frente ao Bordéus, ficou marcado por dois golos dos avançados do Bayern que ajudaram a derrotar os franceses. Na 1ª mão, o Bayern já tinha vencido o Bordéus, de Zinédine Zidane, por 2-0 e 15 dias depois confirmou a conquista do troféu com nova vitória no Parc Lescure, desta vez por 3-1.

Vamos recordar os «onzes» e os marcadores dessa partida:
Parc Lescure, Bordéus, 15 de Maio de 1996
Bordéus: Huard, Bancarel, Friis-Hansen, Dogon, Lizarazu (Anselin aos 31'), Croci (Dutuel aos 57'), Lucas (Grenet aos 81'), Zidane, Witschge, Tholot e Dugarry;
Treinador: Gernot Rohr
Bayern de Munique: Oliver Kahn, Matthaus, Babbel, Helmer, Strunz, Sforza, Frey (Zickler aos 60'), Scholl, Ziege, Klinsmann e Kostadinov (Witeczek aos 75');
Treinador: Franz Beckenbauer
Golos: Scholl aos 53', Kostadinov aos 66', Dutuel aos 75' e Klinsmann aos 77'.

2 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pelo blog, fotografias e comentários de muita qualidade. parabéns.

Hugo disse...

Aquele grande golo no Parque dos Príncipes que apurou a Bulgária para o Mundial de 94