sábado, 27 de dezembro de 2008

O «cromo do dia» - Cesário Bonito

Cesário Bonito nasceu no Peso da Régua a 1 de Agosto de 1909. Foi o 22º presidente do FC Porto e liderou os destinos do clube durante 3 períodos distintos: de 1945 a 1948, de 1955 a 1957 e de 1965 a 1967. A sua eleição para a presidência do FC Porto foi decisiva para a construção da infraestrutura mais marcante da história do clube, o Estádio das Antas.
Um dos seus grandes admiradores é Pinto da Costa. O actual Presidente da SAD do FC Porto considera que Cesário Bonito foi "um homem de grande carácter, leal, destemido, inteligente, sem papas na língua e um verdadeiro líder". Para Pinto da Costa, Cesário Bonito "foi o primeiro dirigente capaz de se levantar contra o despotismo do poder central".
Cesário Bonito tomou conhecimento com a realidade do FC Porto quando, ainda jovem, fez parte da equipa de infantis do clube. Começou aí uma paixão que o levou a assumir funções directivas em 1943, quando foi nomeado vice-presidente na direcção presidida por Luís Ferreira Alves. Chegaría a Presidente do clube 2 anos depois, numa altura em que o debate pela construção e localização do novo estádio marcava a agenda dos adeptos, sócios e dirigentes do FC Porto. Cesário Bonito acabou por ter a derradeira palavra na escolha da zona das Antas para a construção do estádio, tendo sido responsável pela compra dos terrenos em 1948.
Apesar do FC Porto ter sido uma das grandes paixões da sua vida, foi na medicina que exerceu actividade profissional. Quem lhe ficou eternamente agradecido foi Miguel Arcanjo. O ex-jogador do FC Porto tinha um problema grave na vista e foi operado à retina por Cesário Bonito em 1951.
Depois de ter deixado a presidência do clube em 1948, Cesário Bonito foi novamente eleito em 1955. É curioso que, depois de no seu primeiro mandato ter ficado ligado à construção do Estádio das Antas, ficaría novamente asssociado a um feito histórico na sua segunda passagem pelo clube, pois foi em 1955/56, com Dorival Yustrich, que o FC Porto quebrou o jejum de 16 épocas sem ser campeão nacional.
Uma curiosidade: Cesário Bonito foi uma vez irradiado pela FPF depois de ter protestado contra o adiamento de um FC Porto - Sporting, devido ao facto do sportinguista Travassos ter ficado retido no Aeroporto de Madrid por causa do nevoeiro. O ex-Presidente do FC Porto foi suspenso juntamente com mais 6 membros da sua direcção num caso que ilustra bem a diferença de tratamento e o privilégio que na altura era concedido aos clubes de Lisboa.
Apesar de ter sido designado Sócio Honorário do clube em 1952, Cesário Bonito recebería a mais importante distinção do FC Porto em 1983, quando foi nomeado Presidente Nonorário.
O ex-Presidente do FC Porto acabaría por falecer a 4 de Setembro de 1987, ainda a tempo de ver o seu clube ser campeão da Europa pela primeira vez.

1 comentário:

JoE disse...

Felicito-o por esta página dedicada ao meu avo :)