sábado, 21 de fevereiro de 2009

«Curiosidades FCP» - As finais do Sousa

Foi o primeiro jogador do FC Porto a marcar um golo numa final europeia. Falamos de António Sousa, o melhor rematador de meia distância que representou o FC Porto durante a década de 80. Hoje prestamos-lhe homenagem com 4 fotos que registam a sua presença em todas as finais internacionais que o FC Porto disputou durante aquele período: a Final da Taça dos Vencedores das Taças, a Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Final da Taça Intercontinental e a Final da Supertaça europeia.
Sousa era um jogador elegante e muito disciplinado tacticamente. Apesar de ter sido um jogador altruísta, será para sempre recordado como um excelente executante de determinados lances individuais, os livres directos. Os seus remates, aos quais imprimia força e colocação, contribuíram para muitas vitórias do FC Porto durante os anos 80.
A primeira presença de Sousa numa final europeia deu-se em 1984, quando defrontámos a Juventus, em Basileia. Apesar do FC Porto ter sido derrotado (2-1) na sua primeira experiência em fase tão adiantada de uma prova organizada pela UEFA, Sousa seria considerado um dos melhores jogadores em campo. Foi ele que marcou, a Stefano Tacconi, o golo que permitiu ao FC Porto igualar o jogo ainda durante a primeira parte. No entanto, o polaco Boniek desempatou a final e a Juventus, de Michel Platini, lá levou o troféu para Turim. Apesar de, nessa altura, ser cada vez mais influente no «onze» do FC Porto, Sousa deixaria as Antas no final dessa época, para representar o Sporting. É curioso que, apesar de ter representado o FC Porto durante 8 épocas, acabou por só ser campeão nacional uma vez, em 1987/88. É que o FC Porto foi bicampeão nacional precisamente nas duas épocas em que Sousa representou o Sporting, em 1984/85 e 1985/86.
No entanto, Sousa regressaria ao FC Porto ainda a tempo de participar nas primeiras conquistas do clube a nível internacional, primeiro com Artur Jorge e depois com Tomislav Ivic. Depois de ter ajudado o FC Porto a vencer (2-1) o Bayern, em Viena, Sousa marcaria presença em nova final quando o FC Porto derrotou (2-1) o Peñarol, em Tóquio, na final da Taça Intercontinental.
O seu percurso nas 4 finais terminou da mesma forma que começou, a marcar! O antigo médio do FC Porto marcou a Stanley Menzo o tento que deu a vitória (1-0) ao FC Porto sobre o Ajax na 2ª mão da final da Supertaça europeia, disputada em Janeiro de 1988.
Uma curiosidade: além de ter estado presente nas 4 finais que o FC Porto disputou na década de 80, Sousa também foi totalista nos jogos realizados pela Selecção no Euro-84 e no Mundial-86. Ele e o benfiquista Álvaro Magalhães cumpriram, sempre como titulares, a totalidade dos encontros efectuados nessas duas fases finais.
A ligação entre Sousa e o FC Porto terminaria, com alguma mágoa, no final da época 1988/89, no célebre processo de renovação pós-Viena.
Em cima, a ilustrar o 'post', 4 fotos que registam a presença de Sousa nas célebres finais dos anos 80. Na primeira, surge a disputar um lance com o italiano Marco Tardelli. Na segunda, vemos Sousa e o alemão Helmut Winklhofer, durante a final de Viena. Na terceira, o antigo médio do FC Porto surge entre dois uruguaios do Peñarol. E por fim, na última foto, vemos Sousa a festejar o golo que marcou ao Ajax, nas Antas.

2 comentários:

Paulo Moreira disse...

Na verdade foram 5 as finais, já que na altura a Supertaça Europeia era jogada a duas mãos e Sousa marcou 2 golos nessas finais e ainda fez a assistencia para o Madjer marcar o golo da vitória em Toquio.
Foi realmente um jogador que ficou na história do FC Porto.

Mara disse...

Ao ler tudo isto sinto um arrepio na pele...
Porque é bom saber que existe gente que não esquece o valor de Sousa!

****