quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Vem aí o ciclo mais complicado da época!

Saímos agora de um ciclo frenético e já vamos entrar noutro. A diferença é que o próximo será ainda mais decisivo. Serão 6 jogos (qual deles o mais complicado!?), em menos de 20 dias, nas 3 competições onde o FC Porto assumiu querer ter sucesso (Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões). Depois da recepção ao Rio Ave, seguem-se 6 jogos que vão condicionar toda a época do FC Porto.
No espaço de 15 dias, o FC Porto joga com 2 dos primeiros 4 classificados da Liga (Sporting e Leixões), defronta (duas vezes!) o At. Madrid e joga a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal. Que grande embrulhada!
Se a tudo isto juntarmos o facto de um dos candidatos ao título, o Benfica, só realizar 1 jogo por semana até final da época, chegamos à conclusão que vai ser necessário fazer uma nova (e radical?) gestão do plantel. É muito provável que, logo na 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal, o FC Porto volte a apresentar um «onze» com jogadores menos utilizados. É que esse jogo realiza-se 3 dias após o FC Porto-Sporting e 3 dias antes do Leixões-FC Porto. E logo a seguir vem o At. Madrid!
Contudo, a recepção ao Sporting, apesar de surgir num momento delicado, não se tornará assim tão desgastante porque o nosso adversário também está envolvido na Liga dos Campeões (defronta o Bayern de Munique 3 dias antes de visitar o Dragão), ou seja, as duas equipas vão chegar ao clássico sem a frescura ideal.
Perante o desgaste natural desta sequência de jogos, convém olhar também para o calendário de quem surge logo a seguir na tabela classificativa da Liga, o Benfica. Durante as próximas semanas, o nosso maior rival alterna jogos teoricamente mais fáceis (recebe o P. Ferreira e visita a Naval) com outros onde pode perder pontos (visita Alvalade e recebe o Leixões).
Aqui fica o calendário dos tricampeões para as próximas semanas:
22 de Fevereiro: P. Ferreira - FC Porto (Liga Sagres)
24 de Fevereiro: At. Madrid - FC Porto (Liga dos Campeões)
1 de Março: FC Porto - Sporting (Liga Sagres)
4 de Março: FC Porto - V. Guimarães ou E. Amadora (Taça de Portugal)
8 de Março: Leixões - FC Porto (Liga Sagres)
11 de Março: FC Porto - At. Madrid (Liga dos Campeões)

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, mas os grandes clubes têm de estar preparados para isso.
Eu prefiro esta sobrecarga de jogos, que já estar fora da Taça de Portugal e da C.League. E depois as poupanças de Alvalade - que eu subscrevi - notaram-se alguma coisa contra o Benfica?


Um abraço