Antecipamos o clássico do próximo Domingo com dois bilhetes de dois jogos, disputados entre FC Porto e Benfica, relativos à mesma competição, a Supertaça Cândido de Oliveira. Os dois clubes disputaram o troféu por 5 vezes durante a década de 80.
O primeiro bilhete diz respeito ao jogo da 1ª mão da Finalíssima da Supertaça 1983/84. A final da competição disputou-se na época seguinte e foi jogada em duas mãos. Contudo, houve necessidade de serem jogados mais dois jogos em virtude de FC Porto e Benfica terem ganho o jogo realizado em sua casa. O Benfica começou por vencer na Luz por 1-0 (golo de Manniche), tendo o FC Porto igualado a final com uma vitória nas Antas, também por 1-0 (golo de Vermelhinho). Como nessa altura os calendários dos grandes clubes eram menos apertados, a Supertaça acabou por ser decidida em 4 jogos (era também uma forma de potenciar as receitas dos dois clubes). O FC Porto acabou por conquistar o troféu depois de vencer o Benfica nas duas mãos da Finalíssima. Vencemos nas Antas por 3-0 (dois golos de Fernando Gomes e um de Vermelhinho) e voltámos a derrotar (0-1) o Benfica na Luz com um golo marcado por Paulo Futre.Quanto ao segundo bilhete, é relativo à 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira 1986/87. Apesar do primeiro jogo da final ter terminado empatado 1-1 (golos de Fernando Gomes e Rui Pedro), o FC Porto venceria na Luz por 4-2 depois de mais uma extraordinária exibição do trio Futre-Gomes-Madjer. Vamos recordar os «onzes» e os marcadores do jogo da Luz:
Estádio da Luz, 26 de Novembro de 1986
Árbitro: Carlos Valente
Benfica: Neno, Veloso, Oliveira (Samuel aos 64’), Dito, Álvaro, Diamantino (cap.), Rui Pedro, Nunes, Wando (César Brito aos 60’); Rui Águas e Chiquinho Carlos;
Técnico: John Mortimore
FC Porto: Zé Beto; João Pinto, Celso, Eduardo Luís, Quim, António Frasco (Sousa aos 82’), Jaime Pacheco, André, Paulo Futre, Madjer (Elói aos 72’) e Fernando Gomes (cap.);
Técnico: Artur Jorge
Golos: Madjer aos 32', Paulo Futre aos 57', Diamantino aos 67', Paulo Futre aos 72', Fernando Gomes aos 81' e Dito aos 88'.
Sem comentários:
Enviar um comentário