quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O «cromo do dia» - Gabriel Azevedo

Hoje recordamos outro nome lendário do ciclismo português e do FC Porto: Gabriel Azevedo.
Gabriel Moreira de Azevedo nasceu a 11 de Dezembro de 1947 na freguesia de Macieira da Maia, concelho de Vila do Conde.
O pai de José Azevedo iniciou a carreira de ciclista em 1963 (inscreveu-se na Federação de Ciclismo a 16 de Fevereiro de 1965) e representou sempre o FC Porto nas 6 participações que teve na Volta a Portugal.
Apesar de ter representado o FC Porto durante aquele período de 15 anos, de 1964 (vitória de Joaquim Leão) até 1979 (vitória de Joaquim Sousa Santos), que o clube passou sem vencer a Volta individualmente, Gabriel Azevedo contribuiu para o triunfo colectivo do FC Porto em 1969.
Quando Joaquim Leão (FC Porto) venceu a Volta, em 1964, Gabriel Azevedo ainda não tinha iniciado a carreira profissional. Apesar de ter sido ciclista profissional entre 1967 e 1974, este antigo corredor do FC Porto só participou em provas profissionais durante 5 anos, pois viu-se obrigado a cumprir o serviço militar na Guiné, entre 1969 e 1971.
Gabriel Azevedo foi Campeão Nacional de Fundo amador sénior, em 1967, e vencedor do Grande Prémio Philips, em 1968. Apesar de não ter sido um ciclista de topo, contribuiu para várias vitórias colectivas do FC Porto e era considerado pelos colegas um corredor dedicado e muito profissional. Era o típico corredor de equipa.
Depois de ter terminado a carreira, em 1974, manteve-se sempre ligado à modalidade, tendo sido treinador de várias equipas portuguesas (Gião, Barcelos, Vigaminho, Alguerra, Camponauto, Agros e Rio Ave). Também foi responsável por alguns carros de apoio, em várias edições da Volta a Portugal, e até chegou a ser mecânico!
Depois da experiência adquirida na Volta, foi nomeado Vice-Presidente da Associação de Ciclismo do Porto, durante 6 anos, e Comissário Nacional, em 1998.

1 comentário:

Unknown disse...

Nice Stuff!

Commendable Blog indeed!

Dear Blogger, need your valuable feedback for:

www.octandigital.com

Regards,
Mehta