quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

«Curiosidades FCP» - O 'Super-Mário' do Vasco

Recuamos à passagem de Mário Jardel pelo Vasco da Gama com algumas curiosidades associadas ao melhor ponta-de-laça que passou pelo FC Porto depois de Fernando Gomes.
Jardel fez a sua formação nas escolas do Ferroviário Atlético Clube mas foi no Vasco da Gama que começou a chamar a atenção da imprensa e dos adeptos brasileiros. O histórico clube do Rio de Janeiro começou por mostrar interesse no jovem ponta-de-lança do Ferroviário quando Jardel se destacou na Taça Rio de Janeiro em juvenis. Apesar de correr alguns riscos ao apostar num jogador demasiado jovem, o Vasco da Gama não hesitou e pagou ao Ferroviário 27 500 dólares pelo passe do seu ponta-de-lança. No entanto, foi depois da conquista do bicampeonato brasileiro de juniores, e da vitória no Mundial Sub-21, na Austrália, que Jardel assinou o seu primeiro contrato profissional. A sua intensa relação com os golos começou em 1993 quando foi o melhor marcador do campeonato de júniores (11 golos na Taça BH Júnior e 9 golos na Taça SP Júnior) com a camisola do Vasco. Apesar de ano seguinte, já com 21 anos, ainda ter sido o melhor marcador da Taça Guanabara, com 17 golos, Jardel seria muitas vezes relegado para o banco de suplentes, em virtude da sua relação com o técnico do Vasco não ser a melhor. Nessa altura, o treinador do Vasco colocava em prática um estilo de jogo que privilegiava os novos ídolos dos adeptos vascaínos: Edmundo, Felipe, Pedrinho e Juninho Pernambucano. Jardel deixou o Vasco da Gama no início de 1995, acabando por ser emprestado ao Grêmio de Porto Alegre. Luiz Felipe Scolari, na altura a orientar o Grêmio, montou um esquema táctico que possibilitou a Jardel formar uma dupla de sucesso com o ex-benfiquista Paulo Nunes. O Grêmio acabou por ser o último clube que 'Super-Mário' representou antes de chegar ao FC Porto. Recentemente, foi noticiado que Jardel regressou ao clube onde nasceu para o futebol, o Ferroviário (Brasil), e onde pretende terminar a carreira.
Em cima, a ilustrar o 'post', uma foto de um «onze» do Vasco da Gama relativo ao ano de 1994. Nessa época, Jardel foi colega do ex-sportinguista Ricardo Rocha e do ex-benfiquista Valdir.

1 comentário:

Daniel disse...

Sou vascaino, tenho 25 anos, quando via aquele time, de 1994, do Vasco entrar em campo esquecia completamente de tudo, largava meu brinquedos e ia para a televisão(risos). Ainda hoje tenho um quadro com esse time, com essa mesma foto.

Ah! Bons tempos

Jardel, na minha opinião, foi um dos melhores centroavantes brasileiros da década de 90, junto com os "melhores amigos" Romário de Edmundo. Só lamento por ele não ter tido o cuidado com sua carreia, que foi por água abaixo.