sábado, 21 de fevereiro de 2009

A «foto do dia» - Um «onze» da época 1975/76

Hoje recuamos mais de 30 anos com um «onze» do FC Porto relativo à época 1975/76. Neste «onze», já é possível identificar alguns jogadores que, dois anos mais tarde, ajudaram o FC Porto a conquistar o campeonato nacional, depois dos célebres 19 anos de travessia do deserto. Rui, António Oliveira, Octávio Machado, Teixeirinha, Rodolfo e Alfredo Murça, foram todos utilizados por José Maria Pedroto na edição de 1977/78 do campeonato nacional.
Quanto à época 1975/76 do FC Porto, foi demasiado atribulada e estava-se longe de imaginar que, logo no ano seguinte, o clube regressaria à conquista dos títulos com a vitória na edição de 1976/77 da Taça de Portugal. O técnico que iniciou a época, o sérvio Branko Stankovic, não resistiu aos maus resultados e, à 18ª jornada, foi substituído por Monteiro da Costa. Contudo, a mudança de treinador acabou por não trazer os resultados esperados, ficando o FC Porto num discreto 4º lugar da tabela classificativa do campeonato. Quanto à Taça de Portugal, o FC Porto ficou-se pelos Quartos-de-final, depois de ser eliminado pelo Vit. Guimarães, enquanto que na Taça UEFA não foi além da 3ª eliminatória, depois de afastado pelo Hamburgo.
O grande destaque dessa época acabou por ser Teofillo Cubillas, que atingiu os 28 (!) golos marcados no campeonato nacional. Uma marca notável, mesmo para um clássico nº 10.
Em cima (da esq. p/ dta): Carlos Alhinho, Ailton, Teixeirinha, Rodolfo, Alfredo Murça e Ronaldo;
Em baixo (da esq. p/ dta): António Oliveira, Octávio Machado, Rui, Cubillas (cap.) e Dinis;

Sem comentários: