quinta-feira, 25 de junho de 2009

«Curiosidades FCP» - FC Porto-Grasshoppers, pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2001/02

Hoje, recuamos à última pré-eliminatória da 'Champions' em que nos vimos envolvidos. Depois do FC Porto (de Fernando Santos) ter sido eliminado pelo Anderlecht na primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões que disputou (foi em 2000/01: derrota em Bruxelas, por 1-0, e empate nas Antas, 0-0), seguiu-se, logo no ano seguinte, nova tentativa de acesso à 'Champions' através das pré-eliminatórias. Foi a última vez que o FC Porto acedeu à fase de grupos da prova através deste sistema.
Nessa época, o FC Porto começou por eliminar o Barry Town (vitória por 8-0, nas Antas, e derrota por 3-1, no País de Gales). Ditou o sorteio que, na última pré-eliminatória, o FC Porto tivesse que ultrapassar o campeão suiço (Grasshoppers) para aceder à fase de grupos. Os suiços já tinham eliminado o FC Porto na Taça UEFA, em 1980/81. Nessa altura, o FC Porto (de Hermann Stessl) venceu nas Antas, por 2-0 (golos de Teixeira e Sousa), e perdeu em Zurique, por 3-0 (após prolongamento).
A desforra deu-se 21 anos depois, com o FC Porto (de Octávio Machado) a afastar o Grasshoppers da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Na 1ª mão, e algo surpreendentemente, os suiços empataram nas Antas, 2-2 (Paredes aos 6', Núnez aos 50', Petric aos 57' e Hélder Postiga aos 59'). No entanto, 15 dias depois, o FC Porto foi a Zurique realizar a melhor exibição (talvez a única boa exibição!) da «fase Octávio Machado». Uma vitória por 3-2 (Clayton aos 14', Capucho aos 43', Petric aos 78', Deco aos 80' e Chapuisat aos 87') garantiu o desejado acesso aos milhões da 'Champions'.
Depois das pré-eliminatórias, o FC Porto seria sorteado no Grupo E, juntamente com Juventus, Rosenborg e Celtic de Glasgow. FC Porto e Juventus seguiram para a 2ª fase de grupos.
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos uma foto (com Capucho e um jogador suiço) da visita do Grasshoppers ás Antas e o bilhete do jogo da 2ª mão, disputada no Estádio Letzigrund, em Zurique.

Sem comentários: