quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os campeões de Andebol e Álvaro Pereira

Faz agora 1 ano que o FC Porto conquistou o sétimo campeonato consecutivo no Hóquei em Patins e, precisamente no mesmo dia, garantiu também a contratação de Cristian Rodriguez. Um ano depois, e também no mesmo dia, é a vez do Andebol conquistar o campeonato nacional e de chegar ao FC Porto outro jogador cobiçado pelo Benfica, o uruguaio Álvaro Pereira.
Mas vamos primeiro ao mais importante, a vitória (26-23) de ontem no Andebol. Que grande noite no novo «Dragãozinho». Já não víamos um ambiente assim desde os saudosos jogos no antigo Pavilhão Américo de Sá. Fantástica atmosfera!
Com o «Dragãozinho» lotadíssimo (havia gente nas escadas e nos varandins!) e com os adeptos a levarem a equipa ao colo, só um jogo transcendente por parte do Benfica poderia impedir o FC Porto de chegar ao título no 5º jogo do 'play-off'.
Depois de várias épocas de «travessia do deserto», o Andebol do FC Porto regressou aos títulos no final dos anos 90. Depois disso, seguiram-se 4 campeonatos conquistados nos últimos 8 anos: 2001/02, 2002/03, 2003/04 e 2008/09.
Ou seja, este é o primeiro campeonato ganho pelo FC Porto depois do «tri» conquistado pela fortíssima equipa de Andebol do FC Porto que incluía, entre outros, Carlos Resende, Vladimir Petric, Eduardo Filipe e Alexandre Dedu. Cinco anos depois, temos Resende como treinador e uma equipa que joga à sua imagem, com alegria, confiança e muita entreajuda. Com um plantel formado só por jogadores portugueses (a excepção é o pouco utilizado guarda-redes suplente Jerkovic), o FC Porto provou que, ainda assim, é possível construir um plantel forte e homogéneo. Ao contrário do que acontece no Basquetebol, em que os norte-americanos fazem a diferença, no Andebol a opção por jogadores estrangeiros nem sempre é uma mais-valia (veja-se o caso dos estrangeiros do Benfica).
Na base das vitórias desta época esteve uma defesa agressiva e uma constante alegria colocada em campo pelos jogadores. O FC Porto foi derrotado apenas 3 vezes e nos 'play-off' não perdeu nenhum jogo em casa.
O Andebol era, até ontem, a modalidade de pavilhão que menos títulos havia conquistado durante a presidência de Pinto da Costa. Com esta vitória, foram igualados os campeonatos conquistados (5) pelo Basquetebol. Ainda assim, muito longe do registo do Hóquei em Patins, que só sabe ganhar! Com o título do Andebol, o «Dragãozinho» garante um excelente baptismo. É novinho mas já tem uma modalidade campeã.
Quanto a Álvaro Pereira, é uma excelente opção para o lado esquerdo da defesa/ataque do FC Porto. Mesmo que Cissokho permaneça no plantel (se sair, o FC Porto vai voltar aos equívocos dos últimos anos, quando adquiriu um sem nº de laterais esquerdos), o internacional uruguaio pode ser utilizado em simultâneo com o lateral francês, pois pode jogar como médio interior esquerdo ou como extremo esquerdo (por vezes, o seleccionador uruguaio utiliza-o atrás de Cristian Rodriguez, no «onze» do Uruguai).
Ao contrário do que se possa pensar, a contratação de Álvaro Pereira não é apenas um capricho da SAD do FC Porto, visando provocar o nosso maior rival. Se assim fosse, o FC Porto também teria garantido outros jogadores (Carlos Martins, Balboa, Aimar, ...) que ingressaram no Benfica, pois não lhe faltavam argumentos financeiros.
Neste caso, e tal como na contratação de Cristian Rodriguez, trata-se de adquirir um internacional uruguaio que já conhece o futebol europeu e, ao mesmo tempo, evitar que o Benfica se reforçe com um jogador de qualidade. Ou seja, é uma espécie de «2 em 1»: o FC Porto garante um jogador para uma posição (defesa esquerdo) em que o mercado não é fértil e evita o fortalecimento do maior rival. O FC Porto só quer os melhores!

2 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Bela vitória do Andebol concretizada no novo pavilhão, onde infelizmente só cabem 2.000 espectadores (nesta fase da prova certamente que muitos mais adeptos estariam interessados em assistir ao vivo).

Quanto ao novo reforço, espero que se adapte rapidamente ao Clube, à equipa e à cidade. Talvez Cissokho esteja de saída a confirmar-se a oferta de 15 milhões de euros pelo seu passe.

É um negócio que a Sad não enjeitará face à necessidade do equilíbrio financeiro.

Bruno Alves e Lisandro serão outros que estarão na calha.

Anónimo disse...

E já está... também no Hóquei do F C Porto. Octo...campeões, olé! Não haverá por aí algum mouro ressabiado que venha com honra dignificar mais esta nossa victória?!