Apesar de ser um dos 'tetracampeões' que, em princípio, vai permanecer no FC Porto, não é certo que Helton se mantenha no «onze». Com a contratação de Beto, a luta pela titularidade na baliza do FC Porto vai voltar a ser estimulante.
Mesmo que o guarda-redes português não seja titular, a sua chegada ao FC Porto já é suficiente para pôr Helton de sobreaviso. É bom haver concorrência!
A partir de agora, é pouco provável que o guarda-redes brasileiro revele os excessos de confiança que caracterizaram as suas exibições nas últimas épocas. Fica a sensação que o abandono de Vítor Baía levou Helton a acomodar-se. O guarda-redes brasileiro anda "folgado"!
Helton começou a ser dono da baliza do FC Porto ainda com Co Adriaanse. O técnico holandês apreciava a forma prática e eficaz como Helton se apresentava entre os postes. No entanto, à medida que foi consolidando a titularidade, o ex-guarda-redes do Vasco da Gama começou a mostrar-se demasiado seguro de si.
Até a forma como passou a abordar alguns lances (principalmente quando é obrigado a jogar com os pés) é reveladora de algum descuido. Essa postura valeu-lhe a perda da titularidade na Selecção do Brasil e o constante desvalorizar do seu passe.
Ainda esta época, aquando de uma entrevista à imprensa espanhola nas vésperas do At. Madrid-FC Porto, o ex-treinador do Benfica, Quique Flores, se referia à forma pouco segura como Helton abordava alguns lances. Coincidência ou não, a verdade é que o guarda-redes do FC Porto acabou por ser infeliz nessa partida, ao facilitar num remate inofensivo de Diego Forlan. Um "frango" que também já tinha marcado a sua exibição na eliminatória frente ao Chelsea, disputada há 2 anos atrás. Nessa altura, também não segurou um remate com pouca força de Arjen Robben.
Com 31 anos, parece chegada a altura de Helton reflectir sobre o rumo a dar à sua carreira.
O guarda-redes brasileiro é sempre muito cordial quando se relaciona com a imprensa, com os adeptos ou com os companheiros, no entanto, isso não chega para assumir um lugar no «onze» do FC Porto.
O guarda-redes brasileiro é sempre muito cordial quando se relaciona com a imprensa, com os adeptos ou com os companheiros, no entanto, isso não chega para assumir um lugar no «onze» do FC Porto.
Assim, é possível que Beto não chegue ao FC Porto para ser apenas 'um bom suplente'. O ex-guarda-redes do Leixões tem potencial para assumir a titularidade. Apesar de Carlos Queiroz estar a confiar a baliza da Selecção a Eduardo, julgamos que o novo guarda-redes do FC Porto é mais seguro e fiável que o guarda-redes do Sp. Braga. Se garantir a titularidade no FC Porto, é provável que Beto também venha a ser o nº 1 de Portugal. O FC Porto comprou o melhor guarda-redes português!
Depois de tantos anos a tentar exorcizar o fantasma de Vítor Baía (período durante o qual o FC Porto experimentou um sem nº de guarda-redes portugueses e estrangeiros), as últimas épocas têm sido bem mais tranquilas na baliza do FC Porto. Vamos lá ver se Beto mantém essa tranquilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário