terça-feira, 16 de junho de 2009

«Curiosidades FCP» - O FC Porto de Joseph Szabo

Hoje, nas «Curiosidades FCP», recuamos aos anos 30 e à primeira edição do campeonato nacional de futebol. Nessa altura, o FC Porto era orientado pelo conceituado Joseph Szabo. O treinador húngaro chegou ao Porto no início da década de 30, vindo do Marítimo, e trouxe consigo o melhor jogador português de então, Pinga (em baixo, na foto).
Inicialmente, Szabo começou por ser treinador-jogador. Foi nessa condição que conquistou o campeonato de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal) de 1931/32 (vitória do FC Porto sobre o Belenenses, por 2-1, na Finalíssima disputada em Coimbra).
O treinador húngaro havia sido jogador do histórico Ferencvaros (Húngria) e chegou ao nosso país com fama de técnico disciplinador e exigente (tal como outro treinador que orientou o FC Porto na década de 50, o brasileiro Dorival Yustrich). No entanto, ao carácter autoritário também juntava um perfil competente e ganhador. É da sua autoria uma velha máxima que privilegia a vertente física em prol da criatividade. «No futebol, o sucesso faz-se com 90% de transpiração e 10% de génio», afirmava o húngaro.
A passagem de Szabo pelo FC Porto ficou marcada pela conquista da 1ª edição do campeonato nacional, época 1934/35.
Nesse ano, o FC Porto tornou-se a primeira equipa portuguesa a vencer todos os jogos que disputou em casa (Constituição) numa edição da Liga. Esse campeonato foi uma luta «ombro-a-ombro» até à última jornada, que ficou marcada por um escaldante Sporting-FC Porto. Ao FC Porto bastava-lhe um empate para ser campeão. No entanto, uns dias antes do jogo, Pinga adoeceu e foi dado como inapto para o decisivo encontro. Ainda assim, um empate (2-2) foi suficiente para garantir o 1º campeonato da nossa história. O FC Porto terminaria a Liga com 2 pontos de avanço sobre o Sporting e 3 sobre o Benfica. Em Setembro de 1935, Szabo deslocou-se a Inglaterra para um estágio no Arsenal, de onde trouxe novos métodos de treino ainda mais exigentes que aqueles que habitualmente utilizava no FC Porto. Essa nova metodologia não agradou nada aos jogadores, que, segundo relatos da época, eram obrigados a percorrer 7 quilómetros a pé, desde a Constituição até à Circunvalação. Além de ter incrementado a vertente física, Szabo também instituiu um esquema de multas, que aplicava consoante os atrasos aos treinos.Apesar de ser muito respeitado, o treinador húngaro acabaria por entrar em conflito com a Direcção e com os jogadores, o que originou a sua demissão, em Fevereiro de 1936. Szabo justificou a sua decisão com a falta de apoio da Direcção. Segundo relatos da imprensa, até terá chegado a agredir um director por este lhe ter chamado maluco!
Quase 10 anos depois, em 1945, o treinador húngaro acabaria por regressar ao FC Porto, mas sem o sucesso que marcou a sua primeira passagem pelo clube.
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos a equipa que venceu o 1º campeonato da história do FC Porto.
Em cima (da esq. p/ dta): Carneiro, Mota, Mesquita, Pinga, Carlos Nunes, Acácio Mesquita, Assis e Raúl;
Em baixo (da esq. p/ dta): Costa Santos, Faria, Avelino, Nova, Soares Reis, Álvaro, Carlos Pereira e Castro;

Sem comentários: