quinta-feira, 25 de junho de 2009

Que tipo de ponta-de-lança?

Com a mais que provável saída de Lisandro (um dos «5 magníficos do tetra», juntamente com Helton, Bruno Alves, Raúl Meireles e Lucho Gonzalez), abre-se uma nova vaga no ataque do FC Porto para a época 2009/10.
Que jogador contratar para o lugar do 'Licha'? Um avançado com características idênticas ás de Lisandro e Farías, ou um jogador fisicamente robusto e que tire partido do jogo aéreo? Pelo que temos lido na imprensa, Falcão (em cima), do River Plate, Bergessio (ao centro), do San Lorenzo, e Luís Garcia (em baixo), do Espanhol, serão os preferidos para suceder a Lisandro. O Prof. Jesualdo aprecia muito os avançados móveis e que sabem 'jogar de costas para a baliza', ou seja, avançados que acompanhem as transições ofensivas e que não se limitem a jogar dentro da área. Terá sido por esse motivo que o Prof. abdicou de Adriano (para nós, uma dispensa algo injusta), um jogador que fez falta naqueles jogos disputados no Dragão em que o FC Porto enfrentou adversários muito fechados.
Mas a verdade é que um avançado móvel potencia o sistema que o FC Porto utiliza. Isso ficou bem evidente quando o Prof. optava por Ernesto Farías. Nessas alturas, o jogo do FC Porto perdia alguma fluidez, porque 'Farígol' tem alguma dificuldade em acompanhar as transições rápidas que Jesualdo tanto aprecia.
O ex-ponta-de-lança do River Plate sente-se bem é dentro da área! No entanto, a sua condição/compleição física não lhe permite tirar as devidas vantagens do jogo aéreo e dos cruzamentos para a área.
Assim, e no caso de Lisandro sair, o FC Porto deveria colocar a possibilidade de também vender Ernesto Farías, que, se ficar no plantel, se arrisca a só ser utilizado nos minutos finais daqueles jogos em que o FC Porto não consegue 'furar' barreiras defensivas muito densas. Além disso, 'Farígol' já vai fazer 30 anos, o que o torna um jogador cada vez menos apetecível em termos de mercado.
Quando José Mourinho orientou o FC Porto, também privilegiava os avançados móveis (Derlei, McCarthy, Carlos Alberto,...), no entanto, o actual treinador do Inter também dispunha de uma alternativa a que recorria com frequência, Jankauskas. O ponta-de-lança lituano também não possuía características para 'encaixar' no sistema de Mourinho (e muito menos no sistema de Jesualdo), mas a sua robustez física permitia-lhe tirar partido do jogo aéreo e do domínio territorial do FC Porto em determinadas fases do jogo. Os golos que marcou foram fundamentais para desbloquear alguns jogos.
Por isso é que julgamos que um jogador como Adriano teria sido mais útil ao FC Porto do que Ernesto Farías. O ponta-de-lança brasileiro é mais ágil e eficaz no jogo aéreo do que o argentino.
Esta época, o jovem Orlando Sá teria potencial para desempenhar este tipo de funções, mas chegou ao FC Porto depois de uma delicada operação ao joelho e, muito provavelmente, só fará a estreia muito perto do final do ano.
Mas se o FC Porto optasse por reforçar o ataque com um jogador alto e possante, também não poderia adquirir um avançado conceituado, pois esse jogador estaria sujeito a passar mais tempo no banco de suplentes do que a jogar.
Com o sistema que Jesualdo utiliza no FC Porto, um avançado com as características de, por exemplo, Jankauskas, ficaría condicionado a utilizações esporádicas. Sería difícil rentabilizar o investimento num jogador com essas características. Mas lá que faz falta, lá isso faz!

4 comentários:

Anónimo disse...

o falcao comparado o lisandro nao vale um charuto ,o bergessio é um jogador parecido com o lisandro no estilo "racudo" mais tecnicamente esta muitos furos abaixo,o luis garcia é o melhorzito desses todos que acabaste de citar.parabems para esse lindo blog ,e continua o bom trabalho feito até aqui.

Orgulhoazulebranco disse...

http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2009N156

para que o Lucho fique no Porto
as assinaturas não param.Temos que fazer o que está ao nosso alcance para que o Lucho pelo menos não saia para o marselha!

Abraço

dragao vila pouca disse...

Mas se o Falcão é suplente do Renteria e o Renteria foi dispensado, para que quer o F.C.Porto o Falcão?

Tangas, apenas tangas...

Um abraço

Anónimo disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/coulibaly-fc-porto-maisfutebol-futebol-iol-istres/1072983-4062.html

Aqui está o seu avançado.