domingo, 19 de julho de 2009

Uma festa mais a sério!

Foi mais uma bonita e muito celebrada festa de apresentação do FC Porto aos sócios (que este ano incluiu a merecida homenagem a Pedro Emanuel). Parece que o jogo de apresentação veio para ficar. Já não é surpreendente ver o Estádio do Dragão praticamente cheio nestas ocasiões. Apesar de ser uma iniciativa relativamente recente, a apresentação aos sócios já ganhou o seu espaço no calendário do FC Porto. Começa a nascer uma tradição...
Apesar do Mónaco ser repetente em festas de apresentação do FC Porto, é sempre bom defrontar o nosso adversário de Gelsenkirchen (e repetir o resultado: 3-0!). Os monegascos trazem boas sensações...
No futuro, o FC Porto deveria colocar a possibilidade de também convidar os outros clubes que defrontou nas finais das 6 competições internacionais que conquistou até hoje. Depois do Celtic de Glasgow (presente na festa de apresentação da época passada) e do Mónaco, quem sabe se nas próximas épocas não veremos o Ajax, o Peñarol, o Bayern de Munique (deve pedir um 'cachet' elevado!) ou o Once Caldas na apresentação do FC Porto. Hoje, o Mónaco obrigou o FC Porto a fazer um jogo de final de pré-época. Os franceses, com a preparação mais adiantada, jogaram com muita intensidade e agressividade, a que o FC Porto teve natural dificuldade em responder nos primeiros minutos. No entanto, o trabalho de casa do Professor Jesualdo é tão competente que a equipa soube responder ao melhor momento físico do adversário com uma fluidez de jogo invulgar para quem iniciou a época há duas semanas.
No FC Porto, merecem destaque as exibições de Álvaro Pereira (é rápido e forte fisicamente), Belluschi (joga um futebol adulto e tem remate fácil), Mariano Gonzalez (tem um estilo estranho para um extremo mas ganha confiança a cada jogo que passa), Varela (alia a força à mobilidade) e Hulk (massacra uma defesa inteira!).
É uma pena Cissokho sair, porque o francês era perfeito a defender. Há muito tempo que não víamos o lado esquerdo da defesa do FC Porto ser tão bem protegido. Apesar do fantástico potencial que Álvaro Pereira aparenta possuir (já se percebeu que gosta de atacar), não vai ser nada fácil levar o internacional uruguaio a atingir a mesma eficácia de Cissokho nos lances defensivos. Pelo lateral francês ninguém passava!
Inicialmente, ao ver o calendário de pré-época do FC Porto, fiquei com a sensação que os «tetracampeões» teriam poucos jogos de preparação, tendo em conta a grande quantidade de novos jogadores (10, até ao momento) no plantel. Afinal, depois das exibições frente ao Leixões e frente ao Mónaco, fico com a sensação que o nível exibido é bastante aceitável para quem só realizou duas semanas de treinos. É claro que são apenas jogos de pré-época, mas tratando-se de 'preparação', o FC Porto parece bem preparado.
Agora, o FC Porto só regressa ao Dragão na 2ª jornada da Liga (falta mais de 1 mês!), e depois de já ter realizado dois jogos oficiais (Supertaça e 1ª jornada do campeonato), ambos contra o Paços de Ferreira. Mas antes, há uma importante competição que vamos querer vencer, a 'Peace Cup', uma autêntica Liga dos Campeões da pré-época. Até lá, ainda realizamos mais um jogo de preparação, na Quinta-feira, em Albufeira, frente ao Dinamo de Bucareste.

10 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

É prematuro tirar quaisquer ilações sobre o comportamento da equipa. O tempo de preparação é escasso, os internacionais têm apenas uma semana de trabalho e as últimas aquisições ainda nem começaram.

Contudo, nota-se que os argumentos se mantêm, para ambicionarmos a novas conquistas.

Vamos dar tempo ao tempo, para que a afinação se proceda com eficácia.

Gostei dos equipamentos desta época. O principal porque reflecte as cores da consagração o alternativo porque a cor está de certa forma ligada ao Penta.

Jorge disse...

O jogo em si não teve grande história. Valeu pelo regresso ao Dragão (ah, que saudades!) e pela homenagem merecida a Pedro Emanuel. Admito que fiquei sensibilizado ao ver um homem de barba rija a chorar como um menino a quem lhe foi roubado um rebuçado. Foi bonito de ver.

Jorge (Porta19)

Anónimo disse...

"A associação tem como símbolo uma bola de cor azul, com as iniciais FCP a branco, encimada pelo brasão de armas da cidade do Porto,aposto sobre a bandeira e brasão de
armas da cidade"

"A bandeira é representada por um rectângulo de cor branca, na proporção 2x1, marginada longitudinalmente a azul, tendo ao centro o símbolo da associação"

Anónimo disse...

E os "símbolos e equipamentos têm de obedecer, fielmente, ao constante nos artigos anteriores"


Vem nos Estatutos do Clube...

Anónimo disse...

Os Estatutos do FCP, artº 9º, também refere a camisola com duas listas azuis, pelas medidas: «O equipamento para as modalidades desportivas é constiuído por camisolas com listas verticais azuis e brancas, cada uma com cerca de oito centímetros de largura, e calção azul celeste.»

Anónimo disse...

Boa tarde Sr. Ricardo Vara. Precisava saber os aut... Boa tarde Sr. Ricardo Vara.
Precisava saber os autores dos golos da 2ª mão da final da taça das taças de hoquei
82/83 ganha pelo FCP ao slb com um 4-4 na luz (nas antas tinha ficado 2-2) e vitória
do FCP em penaltys (1-2)...Pode-me ajudar?

obrigado
sérgio (lucho)

Ricardo Vara disse...

Boa tarde Sérgio. Vai demorar porque vou ter que consultar os meus arquivos. Se alguém souber...

Armando Pinto disse...

De bom grado prestamos as informações pretendidas. Mas antes, uma correcção: O resultado do tempo regulamentar foi mesmo 4-4, mas no prolongamento houve mais um golo para cada lado, finalizando em 5-5. Até que nos penaltis o F C Porto marcou um e venceu...
Os golos do F C Porto, nesse célebre jogo,foram, segundo a marcha do marcador: no 1-3 por Vitor Hugo, 2-4 também p/ V. Hugo, 3-4 por p/ Fanã, 4-4 por Vale e 5-5 novamente por V. Hugo. Nos penaltis (no único convertido)marcou Vitor Bruno.
O F C P alinhou com Domingos, António Alves, Fanã, Vitor Hugo, Vitor Bruno, Vale e David Reis (só não chegou a ser utilizado o então guarda-redes suplente Castro).
A. P.

lucho disse...

Viva Ricardo. Consegui falar com o Vítor Hugo que me esclareceu quanto a esse jogo de 82/83. Obrigado na mesma. Abraço

lucho disse...

Obrigado tb ao Armando Pinto. Uma enciclopédia. Abraço.