Hoje recuperamos um cartaz (uma autêntica relíquia!) que promoveu um jogo amigável, disputado em Barcelona no distante ano de 1949, entre os catalães e o FC Porto. Eram jogos que nos anos 40 se disputavam com frequência, numa altura em que os calendários dos grandes clubes ainda o permitiam.
Barcelona: Velasco, Sagrera, Curta, Torra, Calvet, Gonzalvo III, Navarro, Canal, Seguer, Fargas, Nicolau;
FC Porto: Barrigana, Virgílio, Alfredo, Carvalho, Joaquim, Romão, Lino, Gastão, Serafim, Veleira, Diogenes;
Apesar de nos anos 40 o FC Porto ter atravessado um período difícil (o último campeonato, com Siska, tinha sido ganho em 1939/40), mantinha o seu prestígio internacional intocável. A prova disso, foi o convite do Barcelona para um jogo amigável disputado a 12 de Junho de 1949. O Barça aproveitou o amigável para preparar a participação na Taça Latina, que os catalães venceram, ao derrotarem o Sporting por 2-1, na Final disputada em Chamartin. No ano anterior, o Barcelona tinha derrotado (2-1) o FC Porto na Final do Troféu Teresa Herrera, e no amigável voltou a vencer, desta vez por 3-1.
Aqui ficam os «onzes», de FC Porto e Barcelona, desse jogo (julgo que alguns jogadores do FC Porto surgem identificados apenas pelo primeiro nome):
Barcelona: Velasco, Sagrera, Curta, Torra, Calvet, Gonzalvo III, Navarro, Canal, Seguer, Fargas, Nicolau;
FC Porto: Barrigana, Virgílio, Alfredo, Carvalho, Joaquim, Romão, Lino, Gastão, Serafim, Veleira, Diogenes;
3 comentários:
Amigo Ricardo Vara:
É isto mesmo que eu admiro no seu «blog».
Traduz a sua sensibilidade para a história do FC Porto que não se fez, sómente, nos últimos 30 anos, embora também gloriosos, sem dúvida.
Mais:
Pelo que me apercebo, o amigo seria a pessoa ideal para, pelo menos, «provocar» o ressurgimento do «nosso» muribundo... Museu.
É hora de aplicar aquele slogan
em todos os «Blogs» portistas... UNINDE-VOS.
Parabéns e um abraço
Caro Ricardo Vara sem pretensiosismos bacocos ou vaidades descabidas, quero dizer-lhe que sobre o museu dou todo o apoio, aliás, em 28 de Setembro de 2007 no meu humilde blog dizia o seguinte: "...não posso deixar de me congratular com o início das obras do pavilhão, espero brevemente dizer o mesmo `sobre o campo da constituição, sem esquecer o Museu.
Como vê sou um portista atento, interessado, sem medo,que se orgulha do passado glorioso do F.C.Porto, mas, virado para o futuro.
Um abraço
Amigo Ricardo Vara:
É verdade, sim senhor. Confirmo o que o amigo refere.
Já tive, aliás, oportunidade de elogiar, também, esse «blog».
Todos (os «blogs») são necessários quando em defesa da colectividade que gostam, e não das pessoas (por mais que fossem, ou sejam,
«importantes»...).
Tenho, para mim, que «o futuro faz-se com a experiência e os valores do... passado», mais no que diz respeito às colectividades, é evidente, porque no resto...
E a «nossa, FC Porto, no momento não tem «passado». No que diz respeito à sua memória... bem entendido, o que é triste.
O futebol (e seus, felizmente, êxitos) tudo... apaga.
Mêdo?
O portista, verdadeiro, na sua essência, não tem mêdo.
Daí que, este também humilde portista, continue a considerar que não se trata de Pavilhão mas sim de... Ginásio (de 2.007 lug.) o que se está a construir.
Mas, mesmo assim, que venha o Museu, nem que seja num... armazém ou até garagem.
Gostava de ser mais «agradável» mas, como não sou... hipócrita.
Um abraço
Enviar um comentário