sábado, 9 de fevereiro de 2008

Rodriguez e as relações Benfica/FC Porto

Na sua edição de ontem, o jornal «A Bola» garante que o FC Porto sondou o empresário do uruguaio Christian Rodriguez (na foto), de forma a obter informações para uma eventual transferência do jogador para o FC Porto. A notícia até nem surpreende, tendo em conta o grande número de jogadores que já foram alvo de interesse dos dois clubes num passado recente. Aliás, depois do desentendimento entre Pinto da Costa e José Veiga, as relações entre FC Porto e Benfica têm sido tudo menos cordiais. Mas vamos lá recordar como tudo começou.
Em 1998 teve início o processo que levaria ao ódio que muitos dizem ser eterno entre Pinto da Costa e José Veiga. Apesar de ainda hoje não se saberem todos os motivos da zanga entre Veiga e Pinto da Costa, tudo teve origem numa divergência antes da saída de Sérgio Conceição do FC Porto. Após esse desentendimento, Veiga ainda levou às Antas uma proposta da Lázio por Sérgio Conceição, mas o negócio acabou por ser finalizado pelo empresário Luciano D'Onófrio. A partir desse momento, José Veiga deixou de negociar com o FC Porto e com Pinto da Costa. Uns anos mais tarde, motivado por um sentimento de vingança, Veiga resolve aliciar Luis Filipe Vieira com dois jogadores do FC Porto, dos quais era representante, Drulovic e João Manuel Pinto. O então responsável pelo futebol do Benfica resolve, de forma habilidosa, quebrar um acordo verbal, celebrado entre os três grandes, que não permitia o aliciar de jogadores que ainda estivessem vinculados ao clube que representavam.Terminado o contrato com o FC Porto em 2000/01, Drulovic transferiu-se livremente para o Benfica na época seguinte. Um processo conturbado, já que o FC Porto lhe propôs a renovação do contrato quando o sérvio já se tinha comprometido com o Benfica. Luis Filipe Vieira, aproveitando o desentendimento de José Veiga com o FC Porto, rompeu o acordo verbal que existia entre os três grandes, argumentando que os jogadores lhe tinham sido oferecidos por um empresário, e deu início à actual guerra entre os dois clubes. Depois disso, o FC Porto garantiria a aquisição de alguns jogadores por quem o Benfica se interessara. Paulo Santos, Maniche, Marco Ferreira, Jankauskas, Hélder Postiga, Hugo Leal, Sokota, Kazmierczak e Edgar foram apenas alguns dos jogadores resgatados pelo FC Porto ao seu rival. Mas pelos vistos, outros se seguirão!

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Às vezes dá muito jeito colocar o interesse do F.C.Porto. Os problemas resolvem-se logo. Parece ser o caso.Embora seja um jogador interessante, com um bom pé esquerdo.

Anónimo disse...

Amigo:


Passe... «à frente».

É para alguns jornais... venderem (sobretudo aqueles que já comparam Makukula a... Eusébio).

Coitados.

Anónimo disse...

É verdade comparar o Makukula ao Eusébio, santa ignorância perdoa-lhe senhor que não sabem o dizem.... Não percebem nada de futebol. Para esses jornalistas especialistas em futebol vale mais o roupeiro dos mouros que o plantel do F C Porto. Só não o escrevem porque lhe parece um bocadinho mal.
Para o ano o Makukula vai ser emprestado ao Estrela da Amadora ou outro.
Ninguém os vai parar com o Makukula e com o Mantorras, que mesmo manco vale mais de 20 milhões no mínimo, é como diz o orelhas deixem jogar o Mantorras.

Para o mantoras coxear é um tic. que tic... manco?