Foi o último obstáculo que o FC Porto encontrou para chegar à sua primeira final europeia. A capa do programa oficial, que hoje recuperamos, diz respeito a essa autêntica batalha entre o FC Porto, de José Maria Pedroto, e o Aberdeen, de 'Sir' Alex Fergunson. Uma revista ("The Don") com 32 páginas antecipava a 2ª mão das meias-finais da Taça das Taças, época 1983/84 (na outra meia final: Juventus-Manchester Utd).
Depois de vencer os escoceses nas Antas por 1-0 (golo de Gomes aos 14m), o FC Porto visitava Pittodrie com justificados receios devido ao poderio do Aberdeen nos jogos em sua casa. Os escoceses, orientados por Alex Fergunson, tinham vencido a competição no ano anterior, quando derrrotaram (2-1) o Real Madrid na Final. Nessa altura, o Aberdeen era considerada a 3ª melhor equipa do Reino Unido, atrás de Liverpool e Manchester Utd. Alex McLeish, Gordon Strachan e o lendário guarda-redes Jimmy Leighton, eram os cabeças de cartaz do plantel. Na época anterior, os escoceses tinham vencido o Bayern de Munique e o Real Madrid, e chegavam às meias-finais da prova com o excelente score de 8 golos marcados, em sua casa, nas eliminatórias anteriores. A 2ª mão disputou-se a 25 de Abril de 1984, em Pittodrie. Numa noite cerrada de nevoeiro e num estádio super lotado, o FC Porto conseguiu suster a pressão inicial dos escoceses e chegar ao intervalo empatado (0-0). Já na segunda parte, e depois de "adormecer" o Aberdeen, o contra ataque do FC Porto deu os seus frutos. Depois de recuperar uma bola a meio campo, Vermelhinho rematou para um fantástico “chapéu” ao guarda-redes escocês. Estavam decorridos 76 minutos de jogo e o FC Porto acabava de se qualificar para a sua primeira final europeia.
2 comentários:
Tinha eu pouco mais de 10 anos, mas é um golo que vou recordar para sempre. Foi pena a final perdida.
Parabéns pelo Blog.
Foi magnifico e só vi a bola quando ela estava a entrar na baliza,pena foi o jogo da final em que fomos roubadinhos(juventus e um tal de platini).
Enviar um comentário