quinta-feira, 6 de março de 2008

«Curiosidades FCP» - A batalha de Roterdão

Já recordámos, aquando do "post" sobre Tomislav Ivic, o jogo frente ao Feyenoord, que valeu ao FC Porto a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, época 1993/94. Hoje, recordamos uma foto registada no final dessa partida, depois do FC Porto ter obtido um precioso empate a zero na 'Banheira de Roterdão'. Depois da magra vitória (1-0 com golo de Domingos aos 89'!) na 1ª mão, a viagem a Roterdão previa-se que fosse tudo menos um passeio. Dias antes do jogo, a imprensa holandesa fazia questão de avisar o FC Porto para o ambiente que o esperava na 'Banheira de Roterdão'. Os avisos da imprensa holandesa confirmaram-se, com o FC Porto a ser recebido no Estádio De Kuip por 50 mil holandeses em absoluto delírio, perante a possibilidade de verem o seu clube avançar para a fase de grupos da Champions. Em Portugal, os adeptos davam os primeiros sinais de impaciência com o futebol pouco atraente do FC Porto de Tomislav Ivic. O treinador jugoslavo sabia que a sua continuidade no clube poderia estar dependente do resultado (mais do que da exibição!) dessa partida. Sabendo da importância do jogo, para si e para a equipa, Ivic resolveu surpreender tudo e todos apostando num «onze» inicial com 4 (!) defesas centrais: Aloísio, Jorge Costa, Zé Carlos e Fernando Couto!
O jogo não teve transmissão televisiva, o que obrigou os adeptos do FC Porto a seguir as incidências da partida através da rádio. Foi um autêntico sufoco perante o domínio territorial dos holandeses. Mas, com um autêntico comboio em frente à baliza, o FC Porto saiu ileso da 'Banheira de Roterdão' e seguiu em frente para a fase de grupos da Champions. Com tantos defesas centrais no «onze», seria inevitável, no final do jogo, não destacar o seu trabalho. Na foto, Jorge Costa e Fernando Couto celebram, ainda no relvado do De Kuip, a passagem do FC Porto à fase seguinte da competição. Minutos depois, seriam ambos alvo de uma espera, no túnel de acesso aos balneários, por parte do defesa central De Wolf e do guarda-redes do Feyenoord, o gigante Ed De Goey, que, irritados com o resultado e com algumas incidências dessa autêntica batalha, resolveram pedir satisfações aos dois defesas do FC Porto, gerando-se alguma confusão no túnel de acesso aos balneários. A UEFA chegou a abrir um inquérito a esses incidentes que tinham começado 15 dias antes, com alguns desentendimentos entre os jogadores das duas equipas aquando do jogo das Antas.
Depois de ultrapassar o Feyenoord, nessa escaldante eliminatória, o FC Porto ficaria colocado no Grupo B, juntamente com Werder Bremen, Anderlecht e AC Milan.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Não há dúvidas, quando era para defender, Ivic era o "mestre" dos mestres. Mas, se não estou em erro eu vi o jogo na tv, falta saber se não foi na parabólica.
Eram tempos de vacas magras no futebol portista, com aquisições a limitarem-se aos regressos de Secretário e Folha.Muito fez o croata, que haveria de sair( para técnico da Fifa,ah, ah, ah,...)sedo substituido por B.Robson.