quarta-feira, 12 de março de 2008

«Curiosidades FCP» - O FC Porto de Cristiano Pereira

Desta vez, nas «Curiosidades FCP», vamos deixar o universo do futebol para recuperarmos um ano (1986) que marcou o Hóquei em Patins português, numa altura em que o FC Porto era orientado por Cristiano Pereira (na foto), actualmente um dos símbolos do clube. Cristiano Pereira conta no seu currículo com inúmeros títulos nacionais e internacionais. No FC Porto, como treinador, foi quatro vezes campeão nacional e sagrou-se campeão europeu, em 1986, com a equipa mais forte de todos os tempos do Hóquei em Patins português.
Na Taça dos Campeões Europeus dessa época, o FC Porto deu uma impressionate demonstração de classe e querer, numa caminhada ainda hoje recordada por todos. Nas meias-finais da prova, o adversário foi o Barcelona. A 1ª mão, deste autêntico clássico do Hóquei em Patins, foi disputada no Palau Blau Grana em Barcelona, num jogo onde o FC Porto conseguiu suster a força dos catalães, que nessa altura eram considerados a melhor equipa do mundo. No final, um empate (5-5) dava legítimas esperanças de passagem à Final da competição. Na 2ª mão, perante um Pavilhão Américo de Sá apinhado de gente, o FC Porto venceu os catalães por 6-4 (?), num jogo em que o Barça até marcou primeiro.
Na Final, os homens orientados por Cristiano Pereira defrontaram o campeão de Itália, o Novara, onde jogavam alguns hoquistas conceituados, como o guarda-redes Piemontesi, o Bernardini, o Dal Lago, o Massimo Mariotti e o Colamaria, entre outros. A final despertou um enorme interesse junto da massa associativa do FC Porto e junto dos seus dirigentes, tendo o próprio Pinto da Costa feito questão de viajar com a equipa para Novara. Depois de uma vitória, por apenas dois golos de diferença, na 1ª mão disputada no Pavilhão Américo de Sá, o FC Porto deslocou-se a Novara, onde o esperava um ambiente de cortar à faca, com os adeptos e jogadores do campeão italiano a provocarem constantemente os hoquistas do FC Porto. Ao intervalo, o ambiente no pavilhão acabou por fazer mossa, com o marcador a registar 5-1 para o Novara! Foi altura de Pinto da Costa se deslocar ao balneário e dizer que tinha ido a Novara buscar a Taça e não para assistir a um carrosel dos italianos. O que é certo é que as palavras do Presidente, e os incentivos de Cristiano Pereira, deram os seus frutos e a 3 minutos do final do jogo o FC Porto vencia por 7-5! Uma autêntica reviravolta que ainda enfureceu mais os italianos e que obrigou o árbitro da partida a terminar o encontro, depois do arremesso de vários objectos para o ringue. Esse jogo, ainda é hoje recordado como um clássico do Hóquei em Patins europeu e mundial.
Aqui fica o fantástico plantel que foi Campeão da Europa em 1986:

Domingos Guimarães (Guarda-redes)
Franklim (Guarda-redes)
Carlos Realista
António Alves
Vítor Hugo
Tó Neves
António Vale (Capitão de Equipa)
Domingos Carvalho
Vítor Bruno
Luís Almas
Treinador: Cristiano Pereira

5 comentários:

Ricardo Vara disse...

Gostaria de perguntar ao Adriano Correia se sabe os resultados desses 4 jogos (meias-finais e final). Se souber, faça favor de acrescentar.
Um abraço e obrigado.

Anónimo disse...

Amigo:


Em momento oportuno ser� satisfeita a sua curiosidade.

Mas o Cristiano tamb�m me faz lembrar quando, com 17 anos, fez parte de uma c�lebre equipa de h�quei (1968/69) do Clube:

- Brito, Magalh�es, Leite, Cristiano e Ricardo.

Foram campe�es metropolitanos (campe�o nacional foi o Desportivo Louren�o Marques) sendo treinador, Laurentino Soares, e seccionista o senhor Pinto da Costa, hoje... senhor administrador.

Um abra�o

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Ora vamos lá.

Hóquei Patins do FC Porto, época 1985/86, conquista da sua primeira Taça dos Campeões Europeus.

Tudo certo, só com o «acerto» do resultado de 6-3 (e não 6-4) com o Barcelona, no Pavilhão Dr. Américo Sá (... que saudades), na 2ª mão das m/ finais:

Foi em 07.06.1986:

FC Porto - Domingos, Realista (2), Alves, Vitor Hugo (1), Vitor Bruno (3), Domingos Carvalho, Vale, Tó Neves, Almas e Franklin.

Treinador: Cristiano.

Barcelona - Llonch, Villapuig, Ayats (1), Joan Torner (2), Venteo, Henrique Torner, Pauls, Juan Carles, Cuadern e Llorca.

Treinador: Lorent


A final, com o Novara, e em... Novara, em 29.06.1986, como disse, foi de vitória por 7-5 (com 1-5 ao intervalo):

Novara - Plemontesi, Colamaria, Dal Lago (2), Bernardini (3), Marioti, Rodriguez e Givoni.

Treinador: Battistela.

FC Porto - Domingos, Realista (3),
Alves (1), Vitor Hugo (2), Vitor Bruno, Domingos Carvalho(1).

Treinador - Cristiano.


Vale a pena repescar algo da crónica que o falecido jornalista Álvaro Braga (de «A Bola») fez na edição do dia seguinte.

Sobre o ambiente:

«O pavilhão tinha um aspecto impressionante, com gente que ocupou lugares três horas antes do início da partida» (..) «repleto de «tiffosi» que agitavam bandeiras, gritavam canções, tocavam bombo e distribuiam rolos de fitas de telex ou de computador»

Sobre o jogo:

«A caminho das cabinas, os portugueses iam preocupados e os italianos sorriam-se e cantavam. Aquilo estava-lhes no papo» (..) «Veio o 2º tempo e... a reviravolta» (..) «Tudo se alterara. Enquanto o Novara não tinha já velocidade do 1º tempo, a espectacular exibição do FC Porto passava a reinar na pista».

Depois, o jornalista transcreve as entrevistas onde Cristiano diz: «O resultado do 1º tempo era enganador
depois, fomos para cima deles», e Pinto da Costa diz: «Foi a primeira
vitória do FC Porto numa Taça dos Campeões» (La Palisse não diria melhor...).

Já agora:

Nessa época o FC Porto venceria, ainda, o Campeonato, a Taça e a... Supertaça.

E, curioso, que tendo «arquivo» também daquelas outras conquistas, não vislumbro presença do, já então, actual «nosso» presidente, por exemplo, nos últimos jogos destas outras competições.

Tanto no campeonato com o na Supertaça, o último jogo foi com a... Sanjoanense.

E, sem pôr em causa o que o amigo diz que Pinto da Costa... «fez e disse» o que diz, não «descobri» nada que me faça acreditar nem, com toda a sinceridade, me recordo que tenha sucedido.

Aliás, sendo (e bem) o «nosso» presidente conhecido pela sua não «interferência» no balneário do... futebol, dificil de acreditar que tivesse tido tal postura.

Se referisse o nome de... ILIDIO PINTO, ainda admitia.

Gostei que tivesse «provocado» relembrar este memorável êxito do FC Porto (que não do... futebol).

Daí, repito, o seu blog faz a diferença.

Um abraço.

Ricardo Vara disse...

O complemento perfeito do "post". Muito obrigado!

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Nem tanto.

Perfeito era, nós, todos os... verdadeiros portistas, não só relembrar-mos estes êxitos, como ter possibilidade de os visionar.

Através dos seus troféus e num Museu condigno... que já tivemos.

E, estes (troféus), e outros, onde andarão?

Concerteza não terão honrarias de «depósito», nos altos gabinetes de suas excelências os... senhores administradores.

Ao contrário dos últimos (troféus) do... futebol.

Faço-me entender, amigo Ricardo Vara?

Esta minha «luta», que é também a sua (que já a manifestou, verdade se diga), e daí, a minha admiração por este se «blog» que não se tem limitado a dizer amém, amém, amém, bla, bla, bla.

Um abraço