domingo, 16 de março de 2008

A «foto do dia» - FC Porto 1978/79

Na época anterior, o FC Porto tinha terminado um longo jejum sem vencer o campeonato nacional, naquele que para muitos portistas ainda é hoje considerado o campeonato mais importante da história do clube. Provando que essa conquista não fora obra do acaso, o FC Porto seria novamente campeão na época seguinte (1978/79), num celebradíssimo bi-campeonato conquistado sob o comando de José Maria Pedroto.
A foto que hoje recuperamos diz respeito a um «onze» do FC Porto dessa época. Depois de ter vencido o campeonato de 1977/78 em igualdade pontual com o Benfica (o FC Porto levou a melhor na diferença entre golos marcados e sofridos!), o FC Porto voltou a superar os encarnados na época seguinte, mas desta vez com 1 ponto de avanço sobre o eterno rival. Nessa época, o FC Porto venceu 21 jogos, empatou 8 e foi derrotado apenas 1 vez (em Braga por 3-1). O jovem ponta-de-lança Fernando Gomes e o irreverente António Oliveira, seriam responsáveis por 43 dos golos do FC Porto dessa época!
Aqui fica o plantel e marcadores desse campeonato:
Guarda-redes: Fonseca, Joaquim Torres, Rui, Zé Beto;
Defesas: Gabriel, Simões, Adelino Teixeira, Alfredo Murça, Vieirinha, Freitas, Lima Pereira;
Médios: Frasco, Rodolfo, Duda, Costa, Octávio, Óscar, Quinito, Marco Aurélio, Carvalho;
Avançados: António Oliveira “cap.”, Fernando Gomes, Jairo, Vital, Serginho, Toninho Metralha, Gonzalez;
Golos: Fernando Gomes (27), António Oliveira (16), Duda (5), Vital (5), Marco Aurélio (3), Costa (3), Gabriel (2), Frasco (2), Rodolfo (2), Lima Pereira (1), Óscar (1).

22 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Lamento mas vou corrigi-lo.

Só em relação à foto publicada, é evidente.

Trata-se de uma equipa da pré época de... 1980/81, treinada pelo austriaco Herman Stessel:

- Em Cima: Gabriel, Simões, Gouveia, Zé Luis e Fonseca;

- Em Baixo: Sousa, Rodolfo, Cabral, Coelho, Niromar (?) e Costa.

É o após... «Verão Quente» que culminou com as saídas, por exemplo, de Gomes (?), Oliveira (Penafiel), Octávio e Duda (Setúbal), Murça (Guimarães),etc., etc.


PS. Há aquelas duas dúvidas assinaladas, porque, de resto...

Anónimo disse...

Sobre as tais dúvidas:


O Gomes tinha saído mesmo, e para o... Gijon, de Espanha, e é mesmo o Niromar, contratado ao Beira-Mar, a interrogação.

De resto, esta equipa foi a que disputou o jogo particular frente ao Manchester City (0-0) em Agosto de 1980, arbitrado por... Armando Paraty.

Um lapso: o Duda não tinha ainda saido. Fá-lo-ia na época seguinte para... Setúbal.

Cumprimentos.

Ricardo Vara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Vara disse...

Confirmei novamente junto da revista, de onde foi retirada a foto, e vem com a referência de ser da época 1978/79. Mas de facto, na foto já não surgem Gomes e Oliveira!

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Cuidado com as «fontes» (revistas).

Além dos «dados» certos que lhe dei, sabe quem pode mesmo (e também) confirmar?

O «nosso» presidente, já que, se tratou, exactamente, do... «pós Verão Quente de 1980».

Faço-me entender?

Quando «retomou», em 1982, foi buscar o Gomes... como «bandeira eleitoral» e então, recomeçariam os êxitos do futebol.

E... iniciar-se-iam as alienações desportivas (modalidades) e até patrimoniais (pavilhões, piscinas, ginásios, campos de treino e até...
Museu).

Que tristeza. Mas o nosso futebol continúa a ganhar não é? É o que é preciso...

Faço-me de novo entender?

Um abraço.

dragao vila pouca disse...

FC Porto:1980/1981

(21v, 6e, 3d, 53-18, 48p)

T: Hermann Stessl.

Grs: Tibi (18 j); Fonseca (12 j), Zé Beto.
Def: Gabriel (30 j), Simões (27 j), Freitas (30 j), Lima Pereira (23+3 j); João Pinto, Fernando (3+3 j), Alfredo Murça, José Luís (2 j).
Med: Frasco (20+1 j), Rodolfo “cap.” (25+1 j), Sousa (28+2 j), Adelino Teixeira (17+2 j); Jaime Magalhães (6+3 j), Jaime Pacheco (11+3 j), Quinito (1+2 j), Romeu (14+2 j).
Avs: Mike Walsh (19 j), Costa (25 j); Niromar (4+9 j), Coelho (3+2 j), Duda (3+7 j), Albertino (9+5 j); Cabral (+1 j).

Golos: Walsh 14, Costa 9, Albertino 7, Sousa 6, Jaime Magalhães 3, Niromar 3, Duda 3, Jaime Pacheco 2, Gabriel 1, Lima Pereira 1, Rodolfo 1, Teixeira 1. + 1 autogolo de Pinto Ribeiro (Espinho) e de Teixeirinha (Setúbal).
É pena que um blog de qualidade, perca, porque pessoas ressabiadas, afastam aqueles que podiam deixar aqui contributos úteis, que ajudariam a melhorar, o já muito bom "paixão pelo Porto".

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Dono deste... blog.

Quando considerar que alguém o «utiliza» para «deixar aqui contributos» que não sejam úteis, faça o favor de referir.

Apesar de se considerar este seu blog (já se referiu) faz a diferença, para melhor é evidente, que muitos outros, mesmo assim... haverá uma desistência.

A história dá muito que pensar, e dá muito trabalho, senão vidé, inexistência de Museu.

Há! E não dá milhões... de euros, claro.

A quem? Não digo porque me chamam logo de... ressabiado.


PS. - A «página» anterior está bem... copiada (fonte: site de «A Bola» concerteza).

Um abraço.

Anónimo disse...

Prontos... afinal eu digo.

A quem, ontem, referiu que o Quaresma custa... 40 milhões.

Para bom entendedor, amigo Ricardo Vara...

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Qual é o problema de copiar? A fonte não foi abola foi outra, o que importante é contribuir para melhorar e evitar que se fale de um Gouveia que nem fazia parte do plantel.
Acerca do senhor, repito, senhor presidente, eu quando não concordo com alguma coisa, ele sabe que eu não concordo. Quanto a si, para se refugiar no anonimato deve ser para poder: à frente dele ser todo mesuras e por trás dizer sempre mal a proprósito de tudo e mais alguma coisa.
É isso, claramente, que nos distingue.
Críticar objectivamente é salutar, passar a vida a dizer mal, é doença.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


A si e... só a si.

O JOÃO GOUVEIA, que foi defesa esquerdo, e internacional júnior, do NOSSO Clube, «subiu» ao plantel sénior, precisamente em... 1980/81

E está na foto da equipa que o meu amigo publicou do tal jôgo que se disputou em Agosto de 1980, frente ao Manchester City (0-0).

O percurso posterior deste jogador deixo a quem quiser... «investigar»
até para se reciclarem na história do Clube.

Quis corrigi-lo porque sei que, por lapso, indicou a foto como fosse da época de 1977/78, o que nem contrariou, e até admitiu, educadamente, como é seu timbre.

É que, normalmente... não copio.

Socorro-me da minha memória e do meu «arquivo» pessoal.


Já agora:

Sei que não é o seu caso, mas para quem me chama de «ressabiado».

Ontem, domingo, fui à «Pasteleira» ver os nossos Júniores, frente ao Boavista (0-1); foi às 15 horas e o tempo não esteve famoso.

Mesmo assim, deu-me à curiosidade de reparar se estava lá o «nosso» presidente; não me aperecebi e acreditei mesmo que não estivesse porque só o vejo nestes jogos no Olival, e sempre no último jôgo, se «cheirar» a título.

Ainda admiti que tivesse ido a Espanha, apoiar o hóquei...

Surpresa minha, hoje, nos jornais verifiquei que o «nosso» presidente
esteve numa grande azáfama:

- de manhã foi ver o Vizela-Portimonense, e, à tarde, o Paços de Ferreira-Setúbal.

Logo me apercebi que foi publicitar o «produto» por 40 milhões...

Se o encontrasse (ao «nosso» presidente») nem «mesuras» nem dizer «mal».

Além da liberdade conquistada que me dá em o criticar, tenho outro benefício.

Não mais votei nele (desde 1999 quando chorou as «lágrimas de crocodilo» pelo andebol) nem voto jamáis.

A minha distinção é sempre ser ou não ser... PORTISTA.

Um abraço

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Quer uma «critica» objectiva e... salutar?

Eu sei que não é o caso do amigo, mas, mesmo assim, cá vai:

Depois de tantos anos ao abandono, a nossa Constituição (o velhinho campo) vai ser sujeita a um «pleno processo de remodelação».

É o que se diz o site oficial do Clube, hoje mesmo, com visita de
«comitiva portista», liderada pelo «nosso» presidente, acompanhado do Prof. Jesualdo, e para amanhã 3ª feira.

Já agora, para os «acompanhantes» e «apoiantes»: é às 12 horas.

Cheira-me a «recandidatura» (que novidade...) porque sempre que ela acontece, há novidades, senão veja-se o... Ginásio.

Mas vá lá, porque neste ritmo, daqui a 5 anos temos... Museu.


PS.: Sobre o campo da Constituição gostaria de me prolongar um pouco mais mas, por agora, me fico. É que, há semanas fui a Lever ver um jogo de Infantis do nosso Clube a jogar em... «casa».

Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Contra os Velhos do Restelo, Pinto da Costa para sempre.
Obras na Constituição, pavilhão em fase de construção adiantada( vai ficar lindo!), Museu quase a começar, equipa de futebol com o tri à vista,Basquetebol em primeiro, Andebol, vitória na taça da Liga e capacidade de lutar pelo título, Hóquei( que pena ontem)a caminho do hepta, futebol jovem 1º em todos os escalões etc., etc.
Perante tudo isto...só me resta dizer; obrigado senhor Presidente!
PS- ENCARREGA-ME o sr. Presidente de pedir ao "consócio" Adriano Correia o favor de lhe marcar a agenda do próximo fim-de-semana, pois está disponível para começar sábado de manhã com as escolinhas, passar pelos juniores à tarde, acabar no hóquei ao fim da tarde. Mesmo no domingo de Páscoa o sr. Presidente estará serviço do clube, caso haja algum jogo de uma qualquer modalidade.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


É nisto (qualidade) que o seu blog se distingue de muitos outros.

Até consegue «arrebanhar» donos de outros, menos conseguidos, que se limitam a escrever sobre intrigas, de resultados, de jogadores, de treinadores, etc..

De futebol, é claro...

E, face à falta de qualidade dos seus (deles) blogs, «refugiam-se» neste, o que o deve envaidecer.

Parabéns, por isso.

Não estranhou o amigo Ricardo Vara da «avalanche» de construções e obras, publicitadas aqui no seu blog?

Eu, não só não estranhei como me surpreendeu... favorávelmente. Só que, depois de uma pequena sesta, acordei, estremunhei e interroguei-me? Será que li bem? Isto tudo se refere ao meu Clube?

Cheguei a sonhar que o nosso futebol continuava na Champions e que o hóquei tinha sido apurado para a fase final do Taça da Europa.

Sem ironias:

O Ginásio vai ficar muito bonito, sim senhor, e vou frequentá-lo sempre que o «nosso» presidente não esteja. Sabe porquê? Porque quando ele aparecer o jogo que se realizar, não será lá, porque... só aparece nos jogos decisivos.

E, como nesses jogos a frequência vai na base dos 3 a 4.000 pessoas. Daí...

Jogos esses que chegam a essa fase por mérito das respectivas secções e nunca do «nosso» presidente que nunca aparece.

Que seria a sua obrigação porque é pago (e bem) para tal.

Eu, e tantos e tantos «anónimos» portistas (inclusivé, mesmo até os seus «seguidores») que só pagamos, aparecemos a todas (sem agendar os fins de semana).

Porque não havemos de «exigir» ao senhor administrador que também o faça? E uma viagem, por exemplo, neste último fim de semana a Vic, não seria nenhum sacrilégio.

Vai uma aposta que no próximo fim de semana (Páscoa) te-mo-lo no...
Brasil?

Não? Há pois não. Esquecia-me que já não tem... motivações para tal.


PS. - Claro que o ideal era falar desta «página»; sobre a sua equipa de 1980/81, que corrigi, e o amigo aceitou, e mais concretamente a referência ao João Gouveia, que me entristeceu ter sido ignorado.


Um abraço

Anónimo disse...

19 comments to “Época 1980/81: Primeira Divisão”


Porto:

Grs: António José Oliveira Meireles (TIBI), João Francisco FONSECA dos Santos, José Alberto Teixeira Ferreirinha (ZÉ BETO).

Def: GABRIEL Azevedo Mendes, Carlos António Fonseca SIMÕES, Fernando José António FREITAS Alexandrino, António José LIMA PEREIRA; JOÃO Domingos da Silva PINTO (DD), FERNANDO Jorge da Conceição Martins (DC), ALFREDO Manuel Ferreira da Silva MURÇA (DC/E), JOSÉ LUÍS Ramos Pina Furtado (DE); JOÃO Ribeiro GOUVEIA (DE).

Med: António Manuel FRASCO Vieira, RODOLFO Reis Ferreira, António Augusto Gomes de SOUSA, ADELINO de Jesus TEIXEIRA; JAIME Fernandes MAGALHÃES (M/AD), JAIME Moreira PACHECO (T/MC), Joaquim José Ferreirinha Moreira (QUINITO) (MO), ROMEU Fernando Fernandes da Silva (M/AE/POL); Domingos António da Silva TEIXEIRA.

Avs: Michael Anthony WALSH, José Alberto COSTA; NIROMAR Martins Campos (AD/C), José da Silva COELHO (AC/PL), José Francisco Leandro Filho (DUDA) (AC/POL), ALBERTINO Eduardo Ferreira Ventura Pereira (AC/MO/E); João CABRAL Filho (PL).


PS. - Tive de copiar... para os desconhecedores do JOÃO GOUVEIA, que jogou nas camadas jovens do FC Porto, e fez a época de 1980/81 nos séniores; seguiu, depois, para... Guimarães e Chaves.

Isto é que é ser PORTISTA e não... PINTISTA.

dragao vila pouca disse...

"Arrebanhar donos de BLOGUES MENOS CONHECIDOS".Como??? Então não foi o anónimo ressabiado que disse: "Qualidade essa comum à do blog do citado outro amigo, diga-se, e em abono da verdade." Quando não se tem argumentos muda-se de opinião, mas, vindo de uma pessoa como você que à frente das pessoas é capaz dos maiores elogios e por trás só sabe dizer mal...nada me espanta.
Quanto ao arrrebanhar? O Adriano Correia??? deve estar a ver-se ao espelho.
Humildemente, peço desculpas por não ter memória de elefante.

dragao vila pouca disse...

Onde se lê conhecidos, devia ler-se conseguidos.
Meu caro Ricardo Vara se os meus comentários, por alguma razão o incomodam, esteja à vontade.
Sobre vir comentar noutros blogues, não tenho complexos, faço-o em vários, não sou um aristocrata armado em importante e com complexos de grandeza.
Um abraço

Anónimo disse...

AMIGO D.V.P. (O D. é de DRAGÃO, porque se fosse E., seria de... ELEFANTE - ora, apesar de tudo, sempre o considerei um verdadeiro DRAGÃO, com ideias diferentes, embora, às minhas, mas é a vida):


Não vale continuar a... copiar.

O amigo Ricardo Vara, que deve ter uma paciência de «Jó», não estará a achar piada nenhuma.

Outrém (o amigo) vir repetir a sua (dele) benevolência... não se faz.

Quem lhe disse que alguns elogios tinham um determinado blog como mira? Com que então, também é... convencido.

Reflectamos sobre o CLUBE e não sobre pessoas (sejam elas quais forem), e chegará fácilmente à conclusão que isto não passa de
um bla, bla, bla, bla, comum em determinados blogs (também já o referi... não reparou?).

E se fizer-mos, de forma comum, essa reflexão, sériamente, e de forma fácil, chegará à conclusão que o nosso (aqui sem aspas) CLUBE não tem nada a ver com o que era antes do... «nosso» presidente.

E, eu sei, que é isto que dói ao amigo. Sem nos socorrer-mos ao velho chavão... SINAL DOS TEMPOS.

Nunca mudei de opinião, como vê, até porque, repito, a minha alta devoção, é ao FC PORTO, e NUNCA a pessoas, por muito «importantes» que sejam, e, por muito que tenham feito.

Que,aliás, nem é o caso do «nosso» presidente, como já largamente o tenho demonstrado, NUITO pelo contrário...

Conquistas no futebol? Antes de ele nascer já o NOSSO Clube era CAMPEÃO, meu amigo.

Nunca o bajolei. Nem o hostilizei pessoalmente (nem os «capangas» o deixavam).

Se eu tivesse a tal «capacidade» de contacto, marcava-lhe uma...
«agenda» para o obrigar a, pelo menos, trabalhar.

Apreciei a sua humildade (por uma vez, vá lá) e que expressou.

Mas, a ideia que eu sempre tive, foi que o amigo tivesse MEMÓRIA DE DRAGÃO (então não é o D.V.P.?) e nunca de... ELEFANTE.

Mas, fica bem reconhecer que não se domina, de todo, a história do NOSSO CLUBE...


Por mim, agora para o NOSSO amigo Ricardo Vara, ACABOU, nesta sua
página a minha «colaboração».

Aguardemos por uma nova que sempre e sempre fala do FC PORTO e da sua HISTÓRIA.

É nisto que me seduz o seu blog... «PAIXÃO PORTISTA».

Um abraço duplo

dragao vila pouca disse...

Ai você é o anónimo da "Escritora"?! Não perca tempo, aquilo não é para "grandes inteligências" como você.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Muito excepcionalmente... como não poderia deixar de ser.

Lamento, por si, sinceramente.

Porque, verdade seja dita, neste seu belíssimo blog jámais reparei publicitada a «escritora», muito menos em trajes não muito sérios e próprios para blogs decentes, como este seu.

E alguém já o fez num outro... dele. Quem? Quem?

Imagens para blogs de gente... frustrada.

De tanto defender o... «nosso», era a ele que deveria questionar sobre tudo que se relacione com a... «escritora».

É que, não vai assim há tanto tempo como isso.


Agora, uma coisa reparo:

O tal amigo, face à dificuldade que tem em se expressar de forma detalhada e longa, e em texto, em relação a temas sérios, socorre-se ao soêz insulto, estranhando que os outros possam não ter essa... dificuldade.

É tudo uma questão de... formação. Boa formação, é evidente.

Um abraço ao amigo Ricardo Vara e as minhas desculpas. «Vemo-nos» noutras páginas se... sérias e educadas.

dragao vila pouca disse...

O tal amigo de nome Manuel Vila Pouca, que dá a cara e não se refugia cobardemente no anonimato, expressa-se muito bem como pode ser facilmente constatável num blog, que tem publicados 181 posts e que já várias vezes foi citado em outros blogues de referência.
É curioso que o autor do Blog Paixão pelo Porto não diga nada a respeito, nem do Presidente; concorda com o que é dito pelo A.C.? Nem sobre os meus comentários; se acha que o que eu digo não é aceitável...posso sempre deixar de comentar.
Que o Presidente não se devia ter metido com gente como a Carolina, estamos todos de acordo e até ele já teve a humildade de o reconhecer.Mas, até porque estamos em período Pascal, termino dizendo o seguinte:quem nunca tiver pecado que atire a primeira pedra.
Fico à espera que o R.Vara se expresse.
Um abraço

Ricardo Vara disse...

Então vamos lá!
O Presidente cometeu erros mas colocou o FC Porto nos 15 melhores clubes da Europa. Verifiquem, nessa lista de 15, qual o clube com menor orçamento e qual a região mais pobre dessa mesma lista. Estamos a falar de uma cidade onde a taxa de desemprego é das maiores da Europa e onde os apoios do Estado não abundam. Construir um grande clube nessas circunstâncias não é óptimo é... NOTÁVEL!!!
Um abraço e obrigado por comentarem.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Diplomático... como sempre.

E, para se verificar que também nem sempre estamos de acordo, uma
«pequena» precisão...

O amigo fala em CLUBE, quando eu acho que se quer referir a... EQUIPA (de futebol, é claro).

Acontece que eu, jamais, pús tal em causa, muito pelo contrário.

Até tenho referido que esses reais êxitos do futebol anestesiam e, consequentemente, «prejudicam» o Clube enquanto... CLUBE.

O próprio amigo se tem lamentado sobre a alienação nos últimos 30 anos.

De património (desportivo e não só) e até se tem, também, e com razão, interrogado sobre a sua inexistência (pavilhões, piscinas,
campos de treino, museu, etc).

Serão estes os ERROS a que se refere? E acha pouco amigo Ricardo Vara?


Para terminar, e que não hajam dúvidas:

Se um dia alguém entender (... os seus «seguidores» - só podia ser) subscreverem um «abaixo assinado» de angariação de donativos para erigirem uma estátua ao «nosso» presidente, não me importaria de o encabeçar, pelo seu mérito nas conquistas do... futebol.

Pela minha parte, não tem o amigo que agradecer. Comentarei com todo o gosto, enquanto... motivado.

Um abraço