Hoje recuperamos uma foto da equipa que venceu o Dinamo de Kiev, na 2ª mão das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1986/87. Apesar da curta vitória (2-1) trazida das Antas, o FC Porto não se atemorizou, perante o lotado Estádio Olímpico de Kiev, e voltou a derrotar os ucranianos por 2-1. Nessa altura, a equipa do Dínamo de Kiev era a espinha dorsal da selecção da União Soviética. Baltacha, Belanov, Blokhin, Zavarov, Demianenko, Kuznetsov, Mikhailitchenko e Yakovenko, entre outros, eram orientados pela 'velha raposa' Valeri Lobanovski e formavam uma equipa fortíssima, que no ano anterior tinha ganho a Taça das Taças, ao vencer o Atlético de Madrid na Final por 3-0.
Esta foto foi publicada numa revista alemã, alguns dias depois do jogo, e foi captada pelo já falecido Nuno Ferrari, do jornal "A Bola". Reparem que a foto surge autografada por cada um dos onze jogadores do FC Porto que iniciaram esse encontro. Destes onze, dois deles não estariam presentes na Final de Viena devido a lesão: Gomes e Lima Pereira.
Uma curiosidade: em todas as fotos, de equipas do FC Porto dos anos 80, João Pinto (em cima) e Paulo Futre (em baixo) surgem sempre em último a contar da esquerda.
Estádio Olimpico de Kiev, 95 000 pessoas. Relvado em mau estado e irregular.
Dinamo Kiev-1 FC Porto-2 (Mikhailichenko 13m; Celso 3m e Gomes 11m)
Em cima: Mlynarczyk, Eduardo Luís, Jaime Magalhães, Celso, Lima Pereira e João Pinto;
Em baixo: André, Gomes, Quim, Madjer e Futre;
1 comentário:
Meu caro Ricardo grandes recordações...aquela equipa do Dínamo tinha sido considerada nessa final com o Atlético de Madrid, a melhor equipa da Europa e uma equipa quase imbatível.
Era o nascimento de um clube que haveria de espantar o Mundo do futebol...até aos dias de hoje.
Enviar um comentário