sábado, 8 de março de 2008

A «foto do dia» - O Ajax - FC Porto (1985/86)

Hoje recuperamos o programa oficial da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, época 1985/86, entre o Ajax e o FC Porto. Nessa altura, a UEFA não estabelecia qualquer critério na distribuição dos clubes antes do sorteio, ou seja, não havia cabeças de série, o que possibilitava que logo na 1ª eliminatória pudesse haver alguns duelos entre os principais favoritos. Foi o que acabou por acontecer, com Ajax e FC Porto a defrontarem-se logo na 1ª eliminatória da competição.
Nessa altura, o Ajax era uma autêntica constelação de jovens estrelas: Stanley Menzo, Wim Kieft, John van't Schip, Marco van Basten (na capa do programa), Gerald Vanenburg, Jesper Olsen, Frank Rijkaard, Dennis Bergkamp, Aaron Winter, Brian Roy, Rob Witschge, Ronald Koeman, Johnny Bosman, Sonny Silooy e Arnold Mühren, entre outros, permitiam ao carismático Johan Cruyff escolher um «onze» com qualidade suficiente para vencer a Taça dos Campeões Europeus dessa época. Com o que os holandeses não contavam era com um FC Porto fortíssimo, que nesse ano, sob o comando de Artur Jorge, já preparava o caminho que o levou a Viena.
Na 1ª mão da eliminatória, o Ajax seria surpreendido nas Antas com dois golos sem resposta. O FC Porto adiantou-se no marcador logo aos 6 minutos, através de Laureta. Na 2ª parte, aos 59 minutos, o brasileiro Celso marcou o golo que garantiu alguma tranquilidade na viagem a Amesterdão. Apesar do ataque dos holandeses ser temível, no Estádio De Meer o FC Porto conseguiu manter o 0-0 até final, o que lhe garantiu a passagem à 2ª eliminatória. Apesar de ter caído aos pés do FC Porto, logo na 1ª eliminatória, o Ajax, de Cruyff e Van Basten, venceria no ano seguinte a Taça das Taças, depois de derrotarem o Lokomotiv de Leipzig por 1-0 (golo de Van Basten), na Final de Atenas.

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nas Antas levamos um autêntico banho de bola, com os holandeses a terem uma posse de bola para aí de 80%.Nós 3 ataques dois golos,pareciamos um a equipa do regional...
Mas, esse jogo demonstrou uma coisa: o adversário estava muito bem estudado e só assim atingiriamos os nossos objéctivos.
Porque é que nunca se fez verdadeiramente justiça ao A.Jorge, que é, para mim,juntamente com Pedroto e Mourinho,um técnico histórico?Antes que venha o remoque, quero dizer que não acompanhei o Yustrich.
Um abraço

Ricardo Vara disse...

É curioso que o Ajax esteve muitos anos sem conseguir marcar um golo ao FC Porto. Depois desta eliminatória, voltaram a ficar em branco nos dois jogos da Supertaça europeia. Julgo que só muito recentemente conseguiram marcar ao FC Porto, em Amesterdão, se não me engano, com 1 golo do Litmanen (perdemos 2-1 e nas Antas ganhámos 3-0).

Anónimo disse...

Amigos Ricardo Vara:


Com pertinencia e respeito... como sempre.

Disfarçando com o desconhecimento da história, chamam-lhe... remoque.

Não se acompanhando, por exemplo, entre outros, o Szabo e o Siska (já quási ninguém), não se deve deixar de os considerar, também...
«técnicos históricos».

Um abraço.

dragao vila pouca disse...

Para que o anónimo não ande a perder o seu precioso tempo a comentar no meu blog, gostaria de deixar aqui o meu esclarecimento: A.C. é apenas coincidência, pois trata-se do meu amigo Abílio Costa.Depois conheço muito bem a história do meu clube, apenas referi os treinadores a partir dos quais eu acompanhei o F.C.Porto de perto e isso aconteceu a partir da 1ª passagem do falecido Zé do Boné pelo clube.
Está esclarecido?

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Não.

Não perco tempo a «colaborar» no seu blog que, entre outros (já o assumi) é dos melhores que conheço.

Até porque, sempre e sempre, escrevo sobre o nosso Clube que não, obrigatóriamente, dos jogadores, dos treinadores, e dos... administradores.

Só muito excepcionalmente, e nunca por causa de resultados, sobre... futebol.

Este tipo de blogs, tenho para mim, que servem, essencialmente, para reflectir sobre os (nossos) Clubes e não sobre as (sejam elas quais forem) individualidades e/ou resultados do... futebol.

É o que aqui tenho feito, de forma pertinente, irónica mesmo, mas com correcção e respeito.

Para dizer «amém, amém» (que é o que se vê mais), não sirvo.

Até ao dia em que o amigo Ricardo Vara me faça entender que não é do seu agrado.

Bastaria um... «sinal».


Sobre a... História.

Digamos que, só pelo facto de se saber que D. Afonso Henriques foi o primeiro Rei de Portugal, não nos dá qualquer «atestado de altos conhecimentos» da... História de Portugal.

Faço-me entender?


Um abraço e... cumprimentos.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Pois.

E, depois, este seu blog tem um título que verdadeiramente me seduz.

... «PAIXÃO PELO PORTO».

No colectivo, não no... individual.

Mesmo assim, depois do que referi estou a repensar a continuidade (ou não) de «colaboração».

Só por respeito ao amigo e à qualidade do mesmo (seu blog).

Mas repito... mesmo assim.


Um afectuoso abraço