sábado, 29 de março de 2008

O «cromo do dia» - Ademir

Aos 83 minutos, do jogo da 2ª volta entre o FC Porto e o Benfica (época 1977/78), foi marcado o golo que garantiu um precioso empate (1-1) e que permitiu ao FC Porto manter a distância para o segundo classificado. Autor da proeza: Ademir. Essa partida foi importantíssima para o FC Porto, que não podia perder de forma a evitar a aproximação do Benfica e garantir um título que lhe fugia hà 19 anos.
Ademir Vieira nasceu no Brasil a 18 de Outubro de 1951. Chegou ao FC Porto na época 1975/76, vindo do Olhanense (na foto), mas só dois anos depois é que Pedroto apostou nele para fazer o lugar de Cubillas. Na altura, ficou célebre um meio-campo e ataque composto por, entre outros, Octávio, António Oliveira, Ademir, Duda, Seninho e Fernando Gomes.
Apesar de no início ter sido pouco utilizado no «onze» do FC Porto, Ademir seria fundamental na época 1977/78, tendo nesse período realizado 24 jogos e marcado 11 golos. É curioso que, segundo relatos da época, Pedroto tentou o seu regresso ao FC Porto em 1980, mas Ademir recusou deixar o clube para onde se transferiu depois de deixar as Antas, o Celta de Vigo.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Esse Porto-Benfica foi um desafio dramático e de arrasar corações. Eu estive lá a sofrer.Ademir começou por não ser opção o que motivou a sua contratação pelo Boavista( onde não chegou a jogar) que posteriormente o transferiu para o C. de Vigo e arrecadou 4 mil contos pela transferência.
O F.C.P.ainda o tentou recuperar antes de para Espanha mas, ele não aceitou.