domingo, 16 de março de 2008

O «cromo do dia» - Américo

Hoje, recordamos o "guarda redes suícida", que assim ficou conhecido devido à forma destemida como abordava os lances.
Américo, de nome completo Américo Ferreira Lopes, nasceu em Santa Maria de Lamas a 6 de Março de 1933. Apesar de ter representado o FC Porto num período difícil, ainda conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal (com exibição fantástica na Final!), pois tinha acabado de chegar ao clube quando o FC Porto conquistou o título nacional de 1958/59, sob o comando de Bella Guttmann. Nessa altura, Américo era o terceiro guarda-redes do FC Porto e só mais tarde, em 1963/64, assumiu definitivamente a titularidade. Anos antes, os também conceituados Pinho e Acurcio dividiam o protagonismo na baliza do FC Porto, com Américo a ser por vezes preterido na lista de convocados. É curioso que, durante esse período, o FC Porto teve no seu plantel 3 dos 5 melhores guarda-redes portugueses da sua história: a Pinho, Acurcio e Américo só faltou juntar Barrigana e Vitor Baía!
Depois de Américo assumir a titularidade, nos 5 anos seguintes não mais largaria a baliza do FC Porto, oferecendo-nos durante esse período grandes exibições que ainda hoje fazem com que o seu nome conste em várias listas dos 10 melhores guarda-redes de sempre do futebol português. Como nessa altura o FC Porto atravessou um período sem títulos, na Selecção Nacional o valor de Américo nunca foi devidamente reconhecido. Alcançou apenas 15 internacionalizações, mas acabou por ser um dos três únicos jogadores do FC Porto a estar presente na fantástica campanha que os 'magriços' realizaram no Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra. Uns anos mais tarde, o próprio seleccionador nacional mostrou-se arrependido por não ter dado mais utilização ao guarda-redes do FC Porto, isto depois das boas exibições de Américo antes da fase de apuramento para o Mundial de Inglaterra. Acabou por regressar à baliza da Selecção Nacional em 1967, só perdendo a titularidade para o jovem promissor Damas, que nessa altura já demonstrava grande potencial.
Américo terminou a carreira no final da época 1969/70, com 36 anos, devido a uma grave lesão num joelho.

15 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por mais esta recordação, especialmente pela justiça a este grande guarda-redes que foi o meu maior ídolo do meu Porto nos anos 60's...

Armando Pinto
Longra - Felgueiras

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Faço minhas as considerações do amigo Armando Pinto.

Foi, também para mim, o melhor guarda redes que vi no FC Porto.

Ainda vi o Pinho e o Acúrcio (o Barrigana só no... Salgueiros) e,
sem dúvida, AMÉRICO foi o melhor.

Duas correcções, todavia:

- Terminou a carreira em 1969, depois de 8 anos ininterruptos como titular, já que, sucedeu a Acúrcio que deixou o FC Porto em 1961 (após a final da Taça perdida frente ao Leixões); e

- Não tinha «acabado de chegar ao clube quando o FC Porto conquistou o título nacional de 1958/59», já que, entrou para o FC Porto, ainda júnior, em 1951/52, subindo a sénior em 1952/53.

Aliás, o amigo Ricardo Vara já aqui publicou uma equipa (que «chamou» de 1955/56, mas que foi «corrigida» já que é de 1952/53) em 10.11.2007, e onde se vêm os guarda redes Barrigana e... AMÉRICO.

Depois de emprestado uma época ao Boavista, regressaria ao Clube para não mais sair... até acabar a carreira com grave lesão.

Dedicat-se-ia aos negócios, primeiro (ainda jogador), com uma Pastelaria, em Espinho, depois com a casa de artigos de desporto
«Magriço» e, finalmente, desde háuns anos a esta parte, é sócio gerente de uma Clínica em S. Paio de Oleiros.

Tenho tantas e tantas gratas recordações do AMÉRICO, enquanto atleta do FC Porto que, se aqui fosse lembrar...

Destaco, pata simplificar, o célebre penalti que defendeu frente ao Cardiff, em 1968, marcado pelo Toschak, e duas tremendas exibições: em Alvalade, em 1961/62 (vitória por 1-0 golo de Azumir) e nas Antas, frente ao Benfica europeu em 1962/63 (0-0).

Depois dele, talvez o Rui (infeliz cpm as constantes lesões), o Armando (que rumaria a Braga), o Fonseca, o Zé Beto e o Vitor Baia.

Mlinarzick merece uma, também, menção especial.

Um abraço.

Anónimo disse...

Algumas precisões:


Afinal o AMÉRICO veio para o FC Porto, ainda júnior, em 1950/51 (e não em 1951/52);

Nessa mesma época estreou-se como suplente de Barrigana num FC Porto-Sporting (3-0, golos de Nelo, 2, e José Maria), na Constituição;

A época de 1956/57 seria a que esteve emprestado ao Boavista;

A titular estrear-se ia em Alvalae (1-1, golos de Seminário e Noé) na época de 1960/61;

Já agora: Teve a sua festa de homenagem em 1964, frente ao Sporting (1-0) e de despedida em 1970, frente ao Benfica (0-3).


PS. - A foto aqui impressa faz parte de uma colecção de «cromos» de 1967/68, que possúo, e parte do que aqui se refere, vem nos
«Idolos» nº 5, de 04.01.1964, que também possúo... autografado.

Cumprimentos.

Ricardo Vara disse...

Mais uma vez, o meu muito obrigado ao Adriano Correia. Infelizmente, nunca tive oportunidade de ver jogar o Américo mas, segundo os relatos da época, parece que foi de facto um craque!
Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo:


A história não se agradece.

É com muito gosto até porque faz reviver a história do nosso Clube.

Memorialmente falando, é evidente, porque, físicamente... estamos falados.

É a questão da falta do... Museu que à maioria («campionites futeboleiras») não interessa.

Mesmo assim, «socorra-se» de dados concretos porque (meu exemplo) pelo facto de nunca ter visto o Siska, o Soares dos Reis ou o Barrigana, não deixo de saber TUDO sobre eles e quem foram no... FC Porto.

É a velha questão de saber quem foi... Afonso Henriques.

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Posso?Obrigado!
Américo, foi para mim a par de V.Baía e J.Mlynarczyc um dos três melhores guarda-redes que vi jogar. Recordo particularmente, um F.C.Porto 1 - Leixões 0, nas Antas, em que ele fez uma das melhores defesas que vi em todo a minha vida, a um remate de Praia.
Recordo também um Itália 1 - Portugal 1 a seguir ao mundial de 66 em que Américo fez uma exibição extraordinária e recebeu os maiores elogias da crítica italiana, demonstrando a toda a gente, que com ele na baliza em Inglaterra, provavelmente, teriamos sido campeões do Mundo.
Como vê meu caro Ricardo também tenho alguma memória, não é de elefante, mas, vai dando mpara o gasto.
Talvez o arquivista tenha guardado algo desse Itália-Portugal e nos possa, com mais dados, recordar esse grande jogo do antigo guardião portista.
Estou também certo que o grande espólio de Adriano Correia será colocado ao serviço do Futuro( curto prazo)Museu do F.C.Porto.
Um abraço

Anónimo disse...

Amigo:


«Espreitei» e, sem esperar, fui surpreendido... agradávelmente.

Assim, sim.

Tirando alguma animosidade (para ser tolerante...).

Não tenha dúvidas, lhe darei «novidades» sobre o referido... Itália-Portugal.

Sobre a «provocação» da doação, eu conto-lho uma história.

Se é que a já não contei.

Tomara eu recuperar o que... desapareceu e lá deixoi (por interposta pessoa, falecida recentemente).

Por agora... bom apetite.

Um abraço

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Como sempre o tratei assim, e não tenho motivos para alterar...

Até porque acredito que o amigo não seja pessoa para recear... chantagens.

Estive indeciso sobre se cumpria, ou não, a promessa atrás feita, tendo em conta os, entretantos (ver «episódios» de falta de educação «passados» numa outra sua página).

Reflecti e, como à partida, me pareceu uma «questão» séria... acedi.


Em relação ao AMÉRICO, é claro:

- Esse FC Porto-Leixões (1-0) foi em Setembro de 1967 (2ª jornada).

FCP: Américo, Valdemar, Almeida, Rolando e Atraca; Mário e Custódio Pinto; Jaime, Eduardo Gomes, Djalma e Ricardo.

LSC: Fonseca, Geraldo, Raúl, Rocha e Nicolau II; Gentil, Ventura e Praia; Chico Faria, Horácio e Neca

Marcador: Ricardo.

Nessa época estas duas equipas defrontaram-se por... 5 vezes.

Duas para o «Campeonato» (1-0 e 1-2), uma para o «Torneio Início» (final, 4-2) e duas para a «Taça
Ribeiro dos Reis» (1-0 e 3-0).

Tanto o «Torneio» como a «Taça», o FC Porto venceu. Foi a época da vitória na «Taça de Portugal» (2-1 ao Setúbal, com grande exibição de AMÉRICO).


- Esse Itália-Portugal (1-1) foi em27.03.67, portanto, já... nove meses após o «Mundial». E só como segundo jogo após já que o primeiro
foi em 13.11.66, em Lisboa, frente à Suécia (1-2) ainda com o «azul» José Pereira na baliza.

A partir daí sim, AMÉRICO fez os NOVE jogos seguintes (a última que seria também, e de facto, a sua última internacionalização, foi frente à Grécia, em Atenas (2-4), em 11.12.68, a poucos meses de sofrer a grave lesão, e já com 35 anos de idade.

Suceder-lhe-ia... Vitor Damas.

Bom. Mas voltando ao referido Itália-Portugal (particular, no Olímpio de Roma):

PORT: Américo (FC Porto), Morais (Sporting), Raúl Machado(Benfica),
Zé Carlos (Sporting) e Hilário (Sporting); Jaime Graça (Benfica), e Coluna (Benfica); José Augusto (Benfica), Eusébio(Benfica), ARTUR JORGE (Académica) e Simões(Benfica)

ITA: Sarti, Picchi, Faccheti(cap), Nardin e Guarneri;Lodetti e Rivera;
Bugarelli, Corso, Mazzola e Riva.

Jogaram ainda:
Vitor Campos(Académica) e Fernando Peres (Sporting), por Portugal, e Cappeline, por Itália.

Curiosidade: daí o destaque: Artur Jorge faria a sua estreia.

Marcadores dos golos: Eusébio e Cappeline.


PS. - Sobre a «doação» de arquivo (embora por provocação...), remeto-o para «páginas» anteriores onde historiava algum espólio oferecido por mim a alto dirigente do Clube (falecido recentemente). Que, por surpresa minha (agradável, de resto) vi posteriormente exibido numa vitrina do extinto Museu. Onde andará agora? Mas, como diz que em breve vai ser recuperado... esperemos o que resta.

Mais alguma coisa?

Não é melhor assim? Com educação e elevação?

Mas, só por si, amigo Ricardo Vara
a quem mando um abraço

dragao vila pouca disse...

Falta de educação e de elevação? Eu fui sempre educado você é que não:arrebanhar, chantagista, pintista,convencido,copiador, dono de blog sem qualidade,frustrado, D de Dragão porque se fosse E era de elefante. Quem não se sente não é filho de boa gente e eu sou. Agora, não sou do genero hipócrita, cinico,isso não, sou directo e frontal!... não gosta paciência.
Mas como o dono do blog não diz nada, fica desde já a promessa de, apesar da pena, não vir mais aqui comentar.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Parabéns.

Consegui (parece) «limpar-lhe» o blog. Involuntáriamente, todavia.

Embora numa «prosa» ligeira, mas confusa, deu para «ver» e entender que as suas «páginas» vão voltar à normalidade:

- «FALAR SOBRE E SÓ... O FC PORTO».


Fiquei a saber que a expressão... PINTISTA é insultuosa.

Quem diria.

E que «arrebanhar», «copiador»,
«dono de blog», etc., eram também expressões que se utiliza por... falta de educação.

O recém falado acordo ortográfico, pelos vistos, além de vir a ser aplicado nos países lusófonos, também deverá ser aplicado na... cidade do Porto.

E o nosso AMÉRICO, o JOÃO GOUVEIA, o CAMPO DA CONSTITUIÇÃO, o MUSEU, etc., etc., ficaram «esquecidos».


PS. - Prontos, vá lá uma... alegria
é que gostei de ver (na televisão, claro)o «nosso» excelso presidente a contrapor, com a habitual ironia (de que já foi mais «mestre») sobre
a possibilidade de «sumaríssimo» ao nosso jogador Bruno Alves.

Fiquei preocupado vê-lo sujar os sapatos na lama da Constituição. Ao preço que eles estão...

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Pode ser que nos encontremos um dia cara a cara e aí você vai ter muito que me explicar.
Por exemplo essa da limpeza.

Anónimo disse...

???

Anónimo disse...

Não tenho nada a ver com este blog nem comentários, apenas aprecio o que aqui tem sido apresentado, e como admirador do passado e do presente do FCP não entendo estes remoques, para mais entre Portistas. O F C Porto está acima de tudo e quem é Portista é por inerência boa pessoa. P. f. acabem com estes mal-entendidos.
A. P.

Anónimo disse...

Adriano Lima Correia:
Visito muitas vezes este (excelente) blogue de portismo e portistas e nunca notei que lhe tivessem faltado ao respeito, daí não entender o seu estilo inflamado !
Quanto às memórias que não se devem perder comcordo consigo, pois sofro por não ver ainda em funcionamento (mais de 4 anos depois da inauguração do Dragão) um Museu moderno e condigno com a história do nosso clube. Quanto a espólio e "memorabilia" portista, não pense o sr. que está sozinho. E por aqui me fico...
madjer87

Anónimo disse...

Ontem em Lisboa, fui conduzido por um taxista chamado Francisco Piedade Almeida. Entre muitas conversas descobri que esse taxista era o Ex- Jogador do FC Porto conhecido por Almeida.