quinta-feira, 22 de maio de 2008

«Curiosidades FCP» - A primeira passagem de Pedroto pelo FC Porto

Apesar de ainda hoje serem mais recordados os seus feitos como técnico, José Maria Pedroto também se destacou ao serviço FC Porto como jogador. Pedroto representava o Belenenses quando, depois de grande insistência por parte dos responsáveis do FC Porto, acedeu a mudar-se para as Antas no início da época 1952/53. Na altura, Pedroto não estava muito interessado em abandonar o Belenenses e, por esse motivo, para se vincular ao FC Porto pediu aos seus dirigentes uma autêntica fortuna para a época: 150 contos! Mas como os responsáveis do FC Porto consideravam Pedroto um reforço fundamental acederam ao pedido do jogador e acertaram com o Belenenses a transferência mais cara do futebol português até então. No total, saíram dos cofres do FC Porto 500 contos, arrecadando o Belenenses 335 contos com a transferência. O Belenenses utilizaria uma parte desse montante na construção do Estádio do Restelo, o que hoje permite ter uma ideia aproximada dos valores envolvidos na transferência.
Pedroto permaneceu no FC Porto como jogador durante oito épocas consecutivas, vencendo dois títulos de Campeão Nacional (1955/56 e 1958/59) e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58). Com Béla Guttmann, em 1958/59, Pedroto realizou apenas 5 jogos oficiais, pois nessa altura já contava com 30 anos de idade e já estava muito perto do final da carreira.
É curioso que o FC Porto só voltou a vencer um título quando Pedroto regressou ao clube já como treinador. Foi em 1967/68 com a conquista da Taça de Portugal. Quanto ao campeonato nacional, o FC Porto também só voltou a conquistá-lo no segundo regresso de Pedroto ao clube como técnico, em 1977/78.
Nesta foto, Pedroto surge ao lado de outro grande nome da história do FC Porto e do futebol português, Osvaldo Silva, num dos últimos jogos em que Pedroto representou o FC Porto como jogador.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Parabéns. É uma foto histórica.

E corresponde à Festa de Homenagem (muito em voga na época) a Pedroto realizada no dia 29.03.1959.

Sete dias após (22.03) o famoso e dramático jogo de... Torres Vedras que «fez» o FC Porto campeão.

Aproveitou o FC Porto, nesse jogo para homenagear, também, a sua equipa colocando nos jogadores as (hoje inexistentes) faixas de campeão.

E o jogo (disputado no saudoso Estádio das Antas) foi com os alemães do Furth EV, com vitória por 4-1 (pág 263 da «Fotobiografia do FC Porto», de Rui Guedes, Ediç D. Quixote, 1987).

Quem se despediu do Clube nesse jogo, entre outros, foi... Osvaldo Silva, que seria dispensado por Bela Gutman que, por sua vez, iria de forma polémica para o Benfica.

Pedroto ainda se manteve durante toda a época seguinte de 1959/60, como jogador, passando, na época seguinte (1960/61), a treinador,
não só dos Juniores do Clube, como dos da Selecção (venceu o Torneio Europeu de 1961, disputado... em Lisboa: 4-0 à Polónia na final com 3 golos no «nosso» Serafim).

Estou a «vê-los» mas não consigo recordar os nomes dos outros dois constantes da foto. Alguém sabe dizer? Um palpite: parecem-me os reservistas Madeira e Litos. Será?

Um abraço

Anónimo disse...

«... tenho saudades dos tempos em que o FC Porto não se remetia ao silêncio táctico nem encolhia os ombros quando os cães ladravam ao passar da sua caravana ...»

«... que tivesse exigido um inquérito sobre op Estoril-gate, que tivesse denunciado as contratações, por parte do Benfica, de jogadores de equipas que iam ser seus adversários ...»

«... É isso que o Sporting tem feito, de forma cirúrgica. E talvez por isso que, desde há anos, beneficia dos favores dos homens do apito ...».


Nas entrelinhas sabem a quem se destina esta «mensagem». O autor é um prestigiado portista que não diz amém, amém, amém.

E, como «lança», vem no jornal apropriado para tal. Jornal anti- portista? Seja. Mas qual, hoje, o jornal «alinhado». Nem «O Jogo».

Anónimo disse...

«... Ontem num canal de têlevisão,"Pontapé de Saída ..."

lamentávelmente, quando quizeram lembrar o Adelino Teixeira (que jogou no FC Porto nos anos 70/80), mostraram imagens de um jogo do Clube em 1959.

Reconheceu-se, inclusivé, esse jogo: tratou-se do célebre Torreense-FC Porto (0-3) que nos «deu» o título.

Ns imagens relembrei o Acúrcio, o Virgílio, o Barbosa, o Arcanjo, o Monteiro da Costa, o pedroto (lá está...), etc., etc..

E viu-se a marcação de dois golos (de Carlos Duarte e Teixeira).

Lamentável o facto de, no sector de desporto daquela estação pública (RTPN), não «dominarem» o seu arquivo. Trocaram, talvez, o Adelino Teixeira pelo... António Teixeira.

De qualquer forma... adorei rever.


PS. - Hoje, às 1,30 h. repetem.