quarta-feira, 14 de maio de 2008

«Curiosidades FCP» - O «Mãos de Ferro»

Já recordámos Barrigana na rubrica «cromo do dia». Hoje recuperamos algumas curiosidades deste fantástico guarda-redes que passou pelo FC Porto durante a década de 40 e inícios da década de 50. Barrigana chegou ao FC Porto depois do misterioso desaparecimento do guarda-redes húngaro Bela Andrasik. Segundo relatos da época, Andrasik era um espião antinazi que foi aconselhado pelo FC Porto a abandonar o país, devido a pressões da PIDE. Perante o súbito desaparecimento do guarda-redes húngaro, o FC Porto foi obrigado a encontrar uma alternativa. Aproveitando as excelentes relações que nessa altura tinha com o Sporting, o FC Porto convidou Barrigana para ser o substituto de Bela Andrasik. O «Mãos de Ferro» não hesitou e aceitou o convite, já que nessa altura era suplente de Azevedo no Sporting.
No FC Porto mostrou todo o seu potencial, sem contudo ter ganho qualquer campeonato nacional. O futebol, tal como a vida, não é justo e Barrigana viu-se arredado de qualquer título durante os 12 (?) anos que representou o FC Porto. É curioso que Barrigana chegou ao FC Porto pouco tempo depois da conquista do título de 1939/40 e acabou por deixar o clube antes da conquista do campeonato nacional de 1955/56. Apesar de tudo, só recentemente Vitor Baía ultrapassou o «Mãos de Ferro» no grupo de guarda-redes do FC Porto com mais jogos disputados no Campeonato Nacional. Ou seja, enquanto que Vitor Baía foi o futebolista que mais títulos venceu a nível mundial, Barrigana não conquistou nenhum. O destino afastou-o dos títulos!
E já agora, sabem de onde vem a alcunha de «Mãos de Ferro»? Foi uma expressão utilizada por um jornalista francês, num jogo da Selecção Nacional, para destacar a forma corajosa e destemida como o guarda-redes do FC Porto abordava os lances.
Barrigana faleceu a 29 de Setembro de 2007, aos 85 anos, no Hospital de Águeda, na sequência de vários problemas pulmonares.

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Não, não senhor.

O cognome de «mãos de ferro» não foi dado por um jornalista francês, mas... português, de nome, TAVARES DA SILVA, que foi seleccionador nacional.

Aliás, vem na Biografia de Barrigana, com prefácio de... Cândido de Oliveira.

Mais pormenores, se necessários, darei.

Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Quem cognominou Barrigana de «Mãos de Ferro» foi o jornalista... português TAVARES DA SILVA e não um francês.

Consta da sua Biografia «Barrigana - O Homem das Mãos de Ferro», da autoria de José Parreira, com prefácio de Cândido de Oliveira, Edição de 1953;

Comprei-a nos anos 60 e considero possuir uma autêntica relíquia entre... muitas outras do género.

A sua capa foi, inclusivé, publicada em a «Bola», aquando
da noticia da sua morte.


Cumprimentos.

Ricardo Vara disse...

Mais uma vez o meu obrigado ao Adriano Correia pela correcção. Na minha fonte vem indicado que o jornalista era françês...
E já agora, foram 12 ou 14 anos os que o Barrigana esteve ao serviço do FC Porto?
Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo:


É fácil. Entrou no FC Porto em 1943e saiu em... 1955 (por «ordem» de Yustricht).

Por isso... 12 anos ininterruptos.

E a história que conta está certa só que, além do Azevedo, ainda tinha o Dores «à perna» e então o FC Porto «pediu« ao Sporting o seu... terceiro guarda-redes.

Tinha 21 anos.

Um abraço