Hoje recuperamos um «onze» do FC Porto relativo à época 1981/82. O FC Porto era orientado pelo austríaco Hermann Stessl e nessa época não fez melhor que um 3º lugar no campeonato nacional, atrás dos dois rivais de Lisboa. Na Taça de Portugal, e nas competições europeias, as coisas não correram melhor. O FC Porto foi eliminado pelo Benfica nos Quartos-de-Final da Taça de Portugal (0-1, nas Antas), enquanto que na Taça das Taças também caiu nos Quartos-de-Final sendo eliminado pelo Standard Liège, isto depois de ter vencido a poderosa AS Roma nos Oitavos.
Apesar de ter sido o primeiro treinador do FC Porto a vencer a Supertaça nacional, Hermann Stessl acabou por deixar o clube depois dos maus resultados nas duas épocas em que esteve nas Antas. A foto do «onze» do FC Porto diz respeito a um jogo disputado no Estádio do Restelo, frente ao Belenenses, que o FC Porto venceu por 1-0. No final da época, o FC Porto foi 3º classificado a 3 pontos do Sporting, enquanto que o Belenenses foi penúltimo, acabando por ser despromovido.
Em cima: Lima Pereira, Tibi (?), Rodolfo, Simões, Freitas (?) e Romeu;
Em cima: Lima Pereira, Tibi (?), Rodolfo, Simões, Freitas (?) e Romeu;
Em baixo: Gabriel, Walsh, Frasco, Sousa e Costa;
5 comentários:
São realmente o Tibi e o Freitas, não há dúvidas. Também possuo essa gravura, num livro da antiga colecção de "Selecções Desportivas".
Armando Pinto
Obrigado ao Armando Pinto pela confirmação. Tinha algumas dúvidas relativamente a esses dois jogadores, principalmente em relação ao Tibi que está com uma imagem ligeiramente diferente.
Amigo Ricardo Vara:
«... Hermann Stessl acabou por deixar o clube depois dos maus resultados...»
Afirmação injustisima.
Talvez, e na sequência da visível dificuldade que o amigo Ricardo Vara teve em «identificar» o Tibi e o Freitas, se compreenda que não se lembre, também, dos imensos
«obstáculos» que aquele técnico teve em se «impôr», depois do tristemente célebre «Verão Quente» de 1980.
Que a história ainda não contou na sua plenitude.
Não acha que, só pelo facto de ter sido sob a sua (de Hermann Stessl) direcção técnica que se venceu a primeira supertaça para o Clube não é relevante?
Na época anterior, na primeira edição da prova, perdemo-la às
«mãos» do Boavista (1-1 e 1-2),
e sob a direcção técnica de... Pedroto.
E, de facto, se na Taça de Portugal
aconteceu o que diz, já na época anterior (1980/81) foi até à final (1-3) no Jamor, com o mesmo Clube que, na época de 1982/83, de novo defrontariamos (Benfica), e já sob a liderança técnica de Pedroto e
nas... Antas.
Aliás, de inúmeras finais já disputadas com o Benfica, só a vencemos por uma vez.
Em 1958 (1-0 golo de Hernâni), no Jamor, sob a direcção técnica de Otto Bumbel (que substituiu o Iustricht um mês antes).
Não dá para reflectir e recuar nas... «convicções»?
PS. - A «ameaça» de extinção do nosso Basquetebol não lhe merece comentários?
Um abraço.
Como a direcção do FCP se reúne no dia 6, depois disso cá estaremos para comentar o futuro do basquetebol.
Abraço.
Sim, amigo Ricardo Vara:
E oxalá que, nesse dia, o «nosso» presidente tenha ido até... Fátima (senão, ainda acontece o que ainda esteve para acontecer ao Andebol há 12 anos, já para não falar...).
Pelo seu «silêncio», constato que aceitou a minha «réplica» sobre a injustiça que estava a proceder em relação a... Hermann Stessl.
Não tome a mal.
Este seu excelente blog (dos melhores) merecia maior rigor de... memória.
Um abraço sincero.
PS. - Não o referi mas deve o amigo lembrar-se que naquela tal final, nas Antas, o nosso Clube perdeu 0-1. Infelizmente, até pelo que tinha antecedido.
Enviar um comentário