domingo, 11 de maio de 2008

A «foto do dia» - A Finalíssima da Taça de Portugal 1993/94

Começamos a antecipar a Final da Taça de Portugal da próxima semana, entre o FC Porto e o Sporting, com uma foto relativa à Finalíssima da época 1993/94. Nessa altura, em caso de empate na Final, e após prolongamento, não se recorria à marcação de grandes penalidades, havendo necessidade de um segundo jogo para se apurar o vencedor da Taça.
A Final disputou-se no Estádio do Jamor a 5 de Junho de 1994. O FC Porto, de Bobby Robson, Vitor Baía, Fernando Couto e Timofte, defrontava o Sporting, de Carlos Queiroz, Luis Figo, Paulo Sousa e Balakov. A Final foi muito equilibrada com as duas equipas a não conseguirem marcar após os 120 minutos. Os dois clubes encontraram-se novamente cinco dias depois, no feriado de 10 de Junho, para disputar a Finalíssima. E foi necessário novo prolongamento para encontrar o vencedor da Taça de Portugal 1993/94. O FC Porto adiantou-se no marcador ainda na primeira parte, com um golo de Rui Jorge, tendo o Sporting empatado com um golo de Vujacic, no segundo tempo. No prolongamento, e depois de Peixe cortar uma bola com o braço, cometendo penalti, Aloísio colocou o FC Porto definitivamente em vantagem (2-1).
Apesar da farta cabeleira de Fernando Couto cobrir grande parte da imagem, na foto é possível reconhecer vários jogadores, e responsáveis do FC Porto, ainda no relvado do Jamor. Em cima, e da esquerda para a direita: Secretário, Dr Domingos Gomes, Timofte, Vitor Baía, Pinto da Costa, Joaquim Pinheiro, Rodolfo Moura, Reinaldo Teles (com a Taça!), Jorge Costa, Bandeirinha, Vinha, Bobby Robson e o guarda-redes Cândido. Em baixo, e da esquerda para a direita: Jorge Couto, Rui Filipe, José Mourinho, João Pinto, Rui Jorge, Prof. Vitor Frade, Paulinho Santos, Ricardo, Fernando Couto e Aloísio.

1 comentário:

Dênis disse...

Professor, aproveito para parabenizar seu blog. Muito bom os conteúdos.
Gostaria de divulgar um blog que eu e o prof. Rodrigo Vicenzi desenvolvemos para tratarmos de Periodização Tática... espero que possa fazer proveito...

http://otranscenderdofutebol.blogspot.com/

Um abraço

Dênis e Rodrigo