domingo, 11 de maio de 2008

O «cromo do dia» - Costa

José Alberto Costa nasceu no Porto a 31 de Outubro de 1953 e foi um excelente extremo-esquerdo que se destacou no FC Porto de José Maria Pedroto em finais da década de 70 e inícios da década de 80.
Costa era um jogador muito rápido, forte fisicamente e que gostava de ir à linha e cruzar. Um clássico extremo-esquerdo!
Começou a carreira nas camadas jovens do Vila Real, chegando a um histórico do futebol português no início da década de 70, quando representou a Académica. Curiosamente, foi ao serviço da Académica que se estreou na Selecção Nacional (Costa foi internacional AA por 24 vezes). Depois das excelentes temporadas que realizou em Coimbra, Pedroto contratou-o para o FC Porto em 1978/79, sendo logo campeão nacional na época de estreia nas Antas. Seguiram-se mais 6 épocas ao serviço do FC Porto. Durante esse período, Costa sagrou-se campeão nacional mais uma vez, em 1984/85, com Artur Jorge, e venceu ainda 1 Taça de Portugal (1983/84) e 3 Supertaças Cândido de Oliveira.
Apesar de nas últimas épocas, ao serviço do FC Porto, ter sido menos utilizado, devido à concorrência de Vermelhinho e mais tarde de Paulo Futre, Costa ainda participou na Final da Taça das Taças (1983/84) frente à Juventus, em Basileia. O antigo extremo-esquerdo do FC Porto entrou aos 82 minutos de jogo, substituindo o defesa Eduardo Luís, mas já não foi a tempo de ajudar o FC Porto a dar a volta ao jogo. Costa deixaria o FC Porto no final da época seguinte, em 1984/85, e ainda jogou durante mais duas épocas na 1ª Divisão portuguesa, primeiro no Vit. Guimarães e na época seguinte no Marítimo.
Depois de terminar a carreira de jogador, Costa iniciou a carreira de treinador, primeiro como adjunto e mais tarde como técnico principal.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olha que o Costa aprendeu a jogar futebol nas camadas jovens do FC Porto. Quando ele apareceu em Vila Real - foi meu colega desde o 5º ao 7º ano (actuais 9º e 11º anos) - mostrou logo no primeiro jogo no recreio do Liceu o brilhante futuro que o espetava como profissional de futebol. Lembro-me bem desse joguito onde ele nos fez ver a diferença abissal entre um miúdo com uns treinos no clube da Bila e um "senhor" que havia bebido a cultura de formação do futuro Bi-Campeão Europeu e Mundial.

Xerxes

Ricardo Vara disse...

Tinha ideia que o Costa nunca tinha jogado nas camadas jovens do FC Porto. Deve ter sido nos iniciados ou juvenis, certo?
Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:

Mentira.

O Costa não jogou nas camadas jovens do FC Porto. Fê-lo em Vila Real.

E por falar em Vila Real?

Para quando a lembrança a essa verdadeira legenda do FC Porto, nascido em Vila Real, de nome... FRANCISCO NÓBREGA?

Este sim, jogou nas camadas jovens (em 1960/61) do FC Porto até acabar a carreira (em 1973/74).

Fez um ligeira incursão no Tirsense (emprestado) em 1962/63 por «troca» com o Festa, e era extremo-esquerdo como o Costa.

Reside no Porto (Na Rua do Falcão).

Um abraço.

Anónimo disse...

???

snr. «xerxes». Diga lá quando é que o Costa jogou nas camadas jovens do FC Porto. Se insistir eu dou-lhes pormenores a desmenti-lo.
Enganou-se não foi?

Ricardo Vara disse...

Ando a reunir informação sobre o Nóbrega. Fica para breve.
Um abraço.

Anónimo disse...

Também não tenho informação nos meus apontamentos que o Jose Alberto Costa tenha jogado nas camadas jovens do FC PORTO.

Anónimo disse...

Este Alberto Costa não é aquele que agora defende o sporting, depois de lá ter estado como adjunto?

Anónimo disse...

Nunca mais me lembrei deste post! Revi-o hoje por andar à cata de fotos - a propósito agradecia imenso que o Ricardo Vara entrasse em contacto comigo, se lhe for possível, para xerxes[arroba]simplesnetpontopt.
Bom, a verdade é que falei com o Costa e ele confirmou que iniciou a carreira como juvenil no Vila Real. Eu tinha ideia que ele tinha passado pelas camadas jovens do FC Porto, antes de vir para a Bila, mas afinal enganei-me.
Acontece a todos, e no caso já lá vão quase 40 anos.
Espero que este meu reparo ainda seja útil.