sábado, 10 de maio de 2008

Recorrer ou não recorrer?

A Comissão Disciplinar da Liga condenou ontem Pinto da Costa a 2 anos de suspensão e o FC Porto a uma penalização de 6 pontos, com efeitos no presente campeonato. A reacção da FC Porto SAD surgiu ao início da noite, com Pinto da Costa a garantir que a honra do clube ficará salvaguardada. No entanto, fica a contradição no discurso do Presidente. Pinto da Costa confirmou inicialmente que "não vamos recorrer da penalização dos pontos retirados à equipa, sobretudo porque ponho, como sempre pus, acima dos meus interesses os do FC Porto", para depois adiantar que "se não sentíssemos a razão do nosso lado, obviamente não recorreríamos da decisão." Mas se de facto a razão está do nosso lado, o FC Porto deveria recorrer das duas decisões: a que envolve o clube (perda de 6 pontos) e a que envolve Pinto da Costa (suspensão de 2 anos). Aliás, ao não recorrer do castigo de 6 pontos aplicado ao FC Porto, a posição do Presidente ficará fragilizada no recurso que vai apresentar ao Conselho de Justiça. Se o FC Porto não recorre do castigo de 6 pontos, Pinto da Costa não verá a sua legitimidade enfraquecida quando colocar em causa a sua supensão?
É provável que a suspensão de 2 anos, aplicada a Pinto da Costa, não traga grandes transtornos à gestão do clube e da SAD. Contudo, a imagem do FC Porto ficará debilitada a nível nacional e internacional. Pinto da Costa garantiu que "continuaremos a trabalhar com renovado interesse, entusiasmo e redobrada paixão." Já se percebeu que o Presidente não vai querer deixar o FC Porto numa altura em que a sua posição se encontra debilitada perante a opinião pública e alguns adeptos, o que até se compreende depois de tantos anos de sucesso. Mas a verdade é que talvez se esteja a perder uma oportunidade de começar a debater uma possível sucessão na SAD e no clube.

PS: O bom senso prevaleceu, o Basquetebol do FC Porto vai continuar. A administração da FC Porto Basquetebol SAD emitiu esta sexta-feira um comunicado que confirma a participação do FC Porto num futuro campeonato organizado pela FPB. No comunicado pode ler-se: «Face à enorme tradição da modalidade no FC Porto, nomeadamente no que concerne aos escalões de formação, que mantêm em actividade centenas de jovens, esta sociedade está disponível para participar na competição organizada sob a égide da FPB.»

5 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


«Contudo, a imagem do FC Porto ficará debilitada a nível nacional e internacional»


A frase é sua e... está correcta.

Como alguém já disse (e nem era preciso), só havia um caminho a seguir... DEMISSÃO.

A dignidade do NOSSO Clube está acima de quaisquer conquistas de campeonatos... de futebol.


Um abraço.

Anónimo disse...

PS. - Há! E parabéns pela sua esclarecida opinião, sem paixões doentias. É isto que dignifica o seu blog.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


«Contudo, a imagem do FC Porto ficará debilitada a nível nacional e internacional»

A frase é sua e... está correcta.

Faltou só «indicar» o caminho ao «nosso» presidente...a DEMISSÃO.

Como portista há 50 anos e associado há 45, sinto-me... humilhado.

Não pelo castigo pessoal mas ao Clube... sem recurso.

Uma vergonha.


Um abraço.


PS. - Continua este seu blog a diferenciar-se (qualitativamente) em relação a outros de pseudos... «portistas até à morte».

Anónimo disse...

O não recorrer por parte do Porto é um assumir de responsabilidade.

Em minha opinião deveria haver recurso, isto é se a verdade esta do lado do F.C.Porto, mas como existem tantos pormenores do processo que desconhecemos. Leva a pensar se foram condenados... a partida tem responsabilidade, por mais que nos custe.

Talvez seria uma altura boa para o Presidente pensar no futuro.....

Anónimo disse...

Num primeiro impulso eu também achei que o FCP deveria recorrer. Melhor pensando, se o FCP fizesse isso, estava a credibilizar todo o processo e a considerar uma evidente sanha persecutória contra o clube e contra a cidade num acto jurídico relevante. Não é assim, sabe-se quem está por detrás e quem financia isto tudo.