terça-feira, 19 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - A 1ª página da revista «Onze» de Fevereiro de 1988

Hoje recuperamos a 1ª página da edição francesa da revista «Onze» que fazia o rescaldo da 2ª mão da Supertaça europeia, entre o FC Porto e o Ajax, disputada nas Antas em Janeiro de 1988.
A revista «Onze» é publicada em francês na sua edição internacional e o destaque deste número foi o triunfo total do FC Porto a nível internacional. "Coupe des Champions, Toyota Cup et Super Coupe: Le triomphe total du FC Porto" titulava a edição de Fevereiro de 1988.
Reparem que dos três jogadores da foto, Fernando Gomes foi o único a manter a camisola de jogo e a braçadeira de capitão, enquanto que João Pinto e Jaime Magalhães já usavam as camisolas que trocaram com jogadores do Ajax.
Nesta edição da «Onze», além do destaque dado ao FC Porto, também começou a ser antecipado o Euro 88, que decorreu na Alemanha no Verão desse ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


«... Fernando Gomes foi o único a manter a camisola de jogo e a braçadeira de capitão, enquanto que João Pinto e Jaime Magalhães já usavam as camisolas que trocaram com jogadores do Ajax ...»


Curioso que, num futuro imediato, destes três, só o «bi-bota de ouro»... trocou de camisola.

Que ironia, não é?

Isto, considerando-se que os escassos dias de J Magalhães no Leça, não são significativos.

Lesionar-se-ia, de forma grave, logo no primeiro jogo e que o obrigaria a acabar a carreira.

Quanto a João Pinto, talvez tivesse sido, a par do grande Virgílio, dos mais carismáticos capitães do FC Porto... de há 50 anos para cá.

Concorda?

Um abraço.

Ricardo Vara disse...

Sem dúvida! Não vi jogar Virgílio mas João Pinto foi bem mais carismático. Dizem que, além de grande profissional, era um colega fantástico e com grande sentido de humor: "o capitão"! Esperemos que fique no FC Porto durante muitos anos.
Um abraço.