domingo, 10 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - A capa do destacável de desporto do «Cavaleiro Andante»

O «Cavaleiro Andante» foi um jornal infantil que começou a ser publicado a 5 de Janeiro de 1952 e que veio para as bancas em substituição de outra popular publicação da altura, o «Diabrete». Adolfo Simões Müller foi o fundador e o director desta saudosa publicação da área da literatura infanto-juvenil portuguesa do século XX.
O «Cavaleiro Andante» era de periodicidade semanal e surgiu com um preço de capa de 1$80 (um escudo e oitenta centavos). Naquele tempo, rivalizava com outra publicação infanto-juvenil, o «Mundo de Aventuras». Adolfo Simões Müller, Artur Varatojo, Ester de Lemos e Carlos Pinhão, entre outros, foram alguns dos conceituados autores de texto que ajudaram o «Cavaleiro Andante» a tornar-se uma referência entre os miúdos e os graúdos daquele tempo.
Nesta edição, é dado destaque, no destacável «Desportos», ao médio centro do FC Porto, José Maria Pedroto, que se mudou para as Antas precisamente no ano em que o «Cavaleiro Andante» surgiu nas bancas, em 1952.
"O «eixo» do FC Porto", foi desta forma que o «Desportos» se referiu a Pedroto, um dos maiores símbolos do clube que representou durante 8 épocas consecutivas, vencendo dois títulos de Campeão Nacional (1955/56 e 1958/59) e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58).
O «Cavaleiro Andante» deixaría de ser publicado a 25 de Agosto de 1962 com a impressionante marca de 556 números editados semanalmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Em relação ao Pedroto.


«... Aguardemos o que vai «dizer» em relação à referida «polémica» com o Dr. Américo Sá ...»

Lembra-se?

«... Mas conte tudo. Como já poderia ter contado como sucedeu a rotura... com Pinto de Magalhães, em 1969 (tendo como consequência a perca do título nesse ano) ...».

E, ainda.

«... O que sucedeu depois, com o FC Porto em Tribunal, e a constante ostilização quando ao «serviço» do Setúbal e do Boavista ...».

Acabando assim.

«... Mesmo assim, que descanse em paz no... Mausuléu do Clube ...».

Um abraço.